Foco de atuação do Centro/Obra:
O foco de atuação do CCIAS é articular os projetos sociais da Universidade para potencializar seus recursos, suas atividades e seus resultados e colaborar de forma consistente com os objetivos da Rede Jesuíta na construção de melhores condições de exercício da cidadania e de transformação social e colaborar na construção de melhores condições de exercício da cidadania, de fortalecimento do processo formativo humanizador de sujeitos individuais e coletivos e contribuir para a transformação da mentalidade e das estruturas sociais, tendo como referência o serviço da fé, a promoção da justiça e o diálogo cultural e inter-religioso. Abaixo elencamos às ações apostólicas que integram o centro:
1. Programa de Educação e Ação Social
O Programa de Educação e Ação Social oferece apoio especializado às crianças e jovens, bem como suas famílias e escolas. O atendimento é realizado em grupos de modo interdisciplinar, articulando ensino e pesquisa com as áreas de Pedagogia, Psicologia e demais Licenciaturas, tendo em vista a necessidade de qualificar os processos de ensino e de aprendizagem dos sujeitos atendidos, por meio de uma atitude investigativa e crítica na formação dos estagiários vinculados ao Programa.
2. Projeto Convênio Técnico Cultural Banco de Alimentos/UNISINOS e Projeto Banco de Alimentos do Vale dos Sinos
O Projeto Convênio Técnico Cultural Banco de Alimentos/UNISINOS compõe a rede do CCIAS e norteia as suas ações no sentido de contribuir para a melhoria das condições de saúde e nutrição de crianças, adolescentes e idosos, acolhidos por Instituições que recebem alimentos doados pelos Bancos de Alimentos de Porto Alegre e do Vale do Sinos, a partir de intervenções voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças.
3. Projeto de Atenção Ampliada à Saúde
O PAAS – Projeto de Atenção Ampliada à Saúde é o Serviço Escola da UNISINOS na área da saúde e integra um dos projetos do Centro de Cidadania e Ação Social. Atua, desde 1996, acolhendo a comunidade, promovendo práticas em saúde com vistas à qualidade de vida, no que se refere à população vulnerável e de risco social no município de São Leopoldo. Simultaneamente, é campo de formação acadêmica e profissional, com a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares, abrigando estágios e práticas curriculares priorizando a dimensão ética para os cursos de graduação e pós-graduação de Psicologia, Nutrição e Enfermagem e mais recentemente, em 2015, do curso de Fisioterapia, com possibilidades de inserção de estudantes de outras graduações.
4. Programa de Práticas Sociojurídicas
O Programa de Práticas Sociojurídicas constitui-se em espaço de formação profissional para a realização das atividades de estágio curricular obrigatório e não obrigatório dos Cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia prestando assistência jurídica gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica nas áreas do Direito Civil, Penal, Juizado Especial Cível e Serviço de Mediação na Comarca de São Leopoldo.
5. Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas
O Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas desenvolve suas atividades por meio de conciliação extraprocessual realizada com os credores, incentivando os cidadãos à reflexão crítica a respeito do consumo e do superendividamento, e os problemas daí decorrentes, bem como as formas de evitar novas dívidas, visando a melhoria da qualidade de vida e a reinserção social.
6. Projeto Chance
O Projeto Chance constitui-se como um serviço de acolhimento e atendimento ao (à) egresso (a) do sistema prisional e medidas socioeducativas, assim como às suas famílias. Oferecendo assistência jurídica, atendimento psicológico e social, em uma atuação multidisciplinar.
7. Projeto Cidadania.com: assessoria e informação
O Cidadania.com é um projeto concebido pelo Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos, que visa sociabilizar informações relativas aos serviços sociais disponíveis no município de São Leopoldo. Tem por objetivo disponibilizar informações sobre as organizações, redes, serviços e direitos de cidadania, oportunizando o acesso e controle das políticas sociais pela comunidade leopoldense.
8. Projeto Eu-Cidadão: inclusão digital e cidadania
O Projeto Eu-Cidadão: inclusão digital e cidadania é uma iniciativa do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos e desenvolve suas atividades através de Oficinas de Informática para um público residente no município de São Leopoldo que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
9. Programa ObservaSinos – Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos
O ObservaSinos sistematiza, publiciza dados públicos a fim de promover a análise e o debate sobre a realidade do Vale do Sinos, subsidiando o planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas. Como um programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e do Centro de Cidadania e Ação Social da Universidade, o Observatório tem o compromisso com a disseminação da informação e, ao mesmo tempo, com a formação cidadã da população, lideranças locais, trabalhadores, pesquisadores e organizações com presença e atuação nos municípios e região do Vale do Sinos.
10. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Ênfase na Cultura do Movimento Humano.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Ênfase na Cultura do Movimento Humano é uma iniciativa educativa, alinhada à Política Nacional da Assistência Social enquanto política de proteção social a crianças e adolescentes e também de extensão universitária, por meio do desenvolvimento integral deste público e da qualificação acadêmica. Tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano e social através do movimento humano, com destaque para as práticas esportivas e a dança.
11. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, identificado na comunidade como Pró-Maior, atende um público dirigido a pessoas de 60 anos ou mais, de forma gratuita, residentes do município de São Leopoldo.
A promoção à vida, ao convívio social e o envelhecimento ativo são os principais focos de abordagem deste Serviço, tendo como referência 450 idosos/as. O protagonismo dos sujeitos que envelhecem se manifesta neste contexto através de participação ativa na rotina do Pró-Maior, por meio de encontros semanais.
O Serviço também promove uma interface com outros segmentos da Universidade, como por exemplo, o curso de Fisioterapia, o Projeto Eu-Cidadão com inclusão digital. Com isso se agenciam ações regulares, intersetoriais, de cunho acadêmico, tecnológico e cultural, predominantemente.
12. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Ênfase nas Artes Cênicas e Visuais - ARTECRIANDO
O ARTECRIANDO é uma iniciativa do Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos enquanto política de proteção social básica. Visa estimular, motivar e incentivar as potencialidades e habilidades dos/as adolescentes participantes contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o desenvolvimento integral da pessoa humana e a inserção ao mundo do trabalho, por meio de oficinas de artes cênicas e visuais. Importante salientar que, o serviço concomitantemente, oportuniza espaços de formação cidadã, autoconhecimento, protagonismo juvenil e defesa e garantia de direitos.
13. Projeto Superação da Pobreza, Economia Solidária e Cidadania.
Inserido na Área de Ação Social da Unisinos, o Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários – TECNOSOCIAIS tem, como principal enfoque, a superação da pobreza através da geração de trabalho e renda, com ênfase nas novas tecnologias no mundo do trabalho e executará, em 2017, o Projeto “Superação da Pobreza, Economia Solidária e Cidadania”.
Pretende-se dar uma importante contribuição, com as atividades de assessoramento a empreendimentos econômicos solidários (EES), contribuindo para o desenvolvimento de modelos e tecnologias sociais, capazes de integrar diferentes dimensões: econômicas, sociais, ambientais, tecnológicas e culturais, buscando a sustentabilidade dos grupos, de seus integrantes e familiares, o que exige uma revisão cultural, implicando em novas relações entre os seres humanos e a complexidade do mundo do trabalho na contemporaneidade.
14. Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi está ligado ao Centro de Cidadania e Ação Social – Ccias/Unisinos e, se constitui num espaço acadêmico e de ação social, de interface da universidade com a comunidade. No Neabi se realizam atividades de vivências, estudos, pesquisas, debates, sobre a cultura africana e afro-brasileira, o conhecimento e reconhecimento da identidade religiosa, cultural e racial e a questão das oportunidades sociais, de acordo com o Plano Apostólico da Província dos Jesuítas do Brasil, o Marco Orientador da Promoção da Justiça Socioambiental na Província dos Jesuítas do Brasil – Marco PSJA, juntamente com todas as demais legislações que regem a Educação das Relações Étnico-raciais. O município de São Leopoldo não dispõe de um espaço onde os afrodescendentes possam se sentir acolhidos na sua identidade e onde possam discutir a Educação das Relações Étnico-Raciais. Por ser uma população majoritariamente branca, numa cidade considerada como Berço da Colonização Alemã, em vista disso negou-se a história pregressa da contribuição do negro na construção da cidade, por isso a importância da cultura negra nos projetos sociais do Neabi. O Neabi tem dois grandes projetos:
O projeto Cidadania Afrodescendente tem como finalidade contribuir no fortalecimento da identidade e historicidade da população afrodescendente de São Leopoldo, procurando garantir a efetiva implementação da Educação das Relações Étnico-raciais e a Lei 10.639/03, nas comunidades internas e externas à universidade e nos Projetos Sociais do Ccias, como um foco temático do tripé: Educação das Relações Étnico-raciais, Superação à Pobreza e Meio Ambiente, que fazem parte Responsabilidade Social Universitária - RSU.
O projeto Inclusão Digital Afrodescendente tem como finalidade promover a inclusão cidadã de sujeitos afrodescendentes, bem como brancos empobrecidos, de acordo com metodologia que insere a cultura afrodescendente, ao mesmo tempo em que contempla a informatização digital, em suas instâncias de aprendizagem. Procurando garantir a efetiva implementação da Educação das Relações Étnico-raciais e a Lei 10.639/032 nas comunidades internas e externas à universidade e nos Projetos Sociais do Ccias, como um foco temático do tripé: Educação das Relações Étnico-raciais, Superação à Pobreza e Meio Ambiente, que fazem parte Responsabilidade Social Universitária - RSU3.
15. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase em Atividades Socioeducativas na Comunidade.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase em Atividades Socioeducativas na Comunidade (Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade – PASEC) foi concebido com o propósito de aproximar e potencializar as iniciativas do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos (CCIAS/Unisinos), às experiências e vivências comunitárias desenvolvidas no município de São Leopoldo, RS. Trata-se de uma ferramenta pedagógica socioambiental baseada na ecologia integral que desenvolve a educação global dos participantes a partir de reflexões e práticas que contribuam para a formação e emancipação de um sujeito ecológico e protagonista da sua própria história.
16. Projeto Vida com Arte
O Vida com Arte é um projeto social vinculado a Coordenação Cultural concebido pelo Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos cujo objetivo é potencializar a inclusão social e a produção coletiva de crianças e adolescentes da rede pública municipal de São Leopoldo, através da música, visando o seu desenvolvimento pessoal, coletivo e social. <