Missa de Abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil


No sábado (19), foi realizada a abertura do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, com Missa Solene no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A celebração foi presidida por Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Nova Hamburgo (RS), e contou com a presença de leigos(as), religiosos(as) e, de modo especial, jesuítas, colaboradores(as) do Centro MAGIS Anchietanum e vocacionados à vida religiosa na Companhia de Jesus.

Dom João Francisco Salm iniciou sua homilia destacando o tema e o lema do 3º Ano Vocacional “Vocação: Graça e Missão” e “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33), que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023.

Para Dom João, este Ano Vocacional será o tempo favorável em que cada um de nós, de modo pessoal e comunitário, poderá vivenciar a oportunidade da experiência de um verdadeiro encontro com Jesus Cristo. “Para contemplar Seu rosto, ouvir Sua voz, perceber o Seu chamado e deixar-se enviar para a missão. Um encontro vivo, decisivo e convincente, experiência forte, marcante, que transforme e vivifique. Uma experiência que se torne capaz de sustentar nossas vidas”, ele ressaltou, afirmando ainda que o encontro com Jesus, ou seja, a vocação cristã, é antes de tudo um relacionamento que começa por iniciativa d’Ele próprio, no entanto, a resposta somos nós quem a damos.

“O Ano Vocacional deverá ter, portanto, o tom, as cores e o entusiasmo do primeiro encontro, conhecido como querigma. Será um ano missionário para tornar conhecido Jesus Cristo e sua Igreja, a comunidade dos que O seguem”.

Padre Marcos Vinícius Sacramento, SJ, coordenador do Plano de Candidatos da Província dos Jesuítas do Brasil, esteve presente no Santuário e falou sobre essa participação: “A experiência de participar da abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil me fez sentir exatamente o que o tema deste ano propõe, a Vocação como graça e missão. A graça primeira do chamado amor criador que nos chama à vida. Foi o que também celebramos na festa do Cristo Rei, o chamado do Rei Eterno que convoca a todos para estar com Ele e para viver em abundância, para entrar no paraíso, ou seja, descobrir a nossa vocação e o verdadeiro sentido da vida”.

Na mesma data, a Igreja também celebrou Jesus Cristo, Rei do Universo e o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.

A Santa Missa foi transmitida ao vivo pela TV Aparecida. Para quem não assistiu ou deseja rever, o vídeo está disponível em: https://bit.ly/3EShRnp

Galeria de Fotos: