Doação de livros da FAJE para Seminário em Angola

Seminário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus foi beneficiado com mais de 2.000 obras

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) tem uma política de doação de duplicatas (livros e periódicos) da Biblioteca Padre Vaz para instituições de ensino e pesquisa em Filosofia e Teologia. Várias entidades do Brasil já foram beneficiadas por essa política. Desde 2018, quando veio o responsável pela formação dos jesuítas no Timor Leste, iniciou-se o mesmo tipo de parceria com instituições do exterior interessadas nas duplicatas, muitas delas também recebidas de doação de particulares e de outras organizações

Em uma de suas viagens ao Brasil, a Ir. Elisabete Corazza, egressa da Faculdade e missionária Paulina em Luanda (Angola), falou sobre as necessidades do Seminário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus, também na capital angolana, onde ela colabora com aulas. A Reitoria da FAJE colocou, então, as bibliotecárias da Faculdade em contato com o Pe. Fausto Avelino Cafuna Dala, Vice-Reitor do Seminário. Feitas as escolhas das obras, iniciou-se o longo processo de envio, que foi extremamente dificultado em 2020 e 2021 pelas restrições da pandemia. Graças à parceria com as Irmãs Paulinas do Brasil, foi possível, junto aos livros exportados por elas, incluir as doações no container: 254 livros e 1766 fascículos de periódicos

A realização das doações foi possível graças à parceria com as Irmãs Paulinas

O Seminário do Sagrado Coração de Jesus foi fundado em 1861 e, atualmente, abriga 157 seminaristas maiores, dos quais 92 na Teologia e 65 na Filosofia, provenientes de 10 dioceses de Angola e uma de São Tomé e Príncipe. Estudam, porém, no Seminário também outros 148 religiosos de diversas congregações religiosas presentes no país.

As irmãs Paulinas estão em Angola desde 1999, sendo responsáveis pela primeira livraria católica aberta no país. Além de livros religiosos, vendem obras nas áreas da Pedagogia, Direito, Psicologia, Administração, Sociologia e Saúde, e ajudam na formação religiosa. 

A doação da FAJE foi o presente do ano novo para o Seminário, pois chegou no dia 29 de dezembro de 2021. Pe. Cafuna assim se expressa: “recebemos com grande satisfação as caixas, pois a nossa ideia é ter aqui mesmo na nossa biblioteca um acervo cultural que seja útil às diversas gerações e, assim, graças a vossa ajuda, estamos a adivinhar que, abertas estas caixas, teremos o sonho realizado”. Ir. Elisabete diz: “gratidão a toda a equipe da FAJE e ao empenho das bibliotecárias em auxiliar nesse processo, sobretudo pela persistência e paciência”. A FAJE se alegra por poder oferecer parte dos tesouros que recebe a quem precisa.

Texto assinado por Pe. Geraldo De Mori, SJ