Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Juan Antonio Ruiz de Gopegui Santoyo, SJ


É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil informa o falecimento do Pe. Juan Antonio Ruiz de Gopegui Santoyo, SJ, aos 93 anos, ocorrido na tarde desta segunda-feira (10/01), na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Ir. Luciano Brandão, em Belo Horizonte (MG). O sacerdote completaria 75 anos de Companhia de Jesus em 20 de setembro de 2022.

Nascido em Palência (Espanha), Pe. Gopegui chegou ao Brasil em 1952. Ao longo de sua missão, desempenhou as funções de coordenador do Departamento de Pastoral do Colégio Loyola em Belo Horizonte, consultor, admonitor, coordenador, vice-provincial interino (em 1971), ministro, orientador espiritual, vice-reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma (Itália), professor, superior e vigário em várias regiões do país.

Pe. Gopegui era conhecido por ser uma pessoa muito rica de valores humanos. Possuía sensibilidade artística, discernimento e critérios, principalmente sobre a atuação pastoral e presença da Igreja no campo da evangelização.

Nos últimos tempos, vivia na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Irmão Luciano Brandão, onde cuidava  de sua saúde e orava pela Igreja e pela Companhia de Jesus.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Pe. Gopegui, jesuítas e amigos. 

O velório será nesta terça-feira (11/01), a partir das 8h, na capela Santo Inácio no campus da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG). Às 11h, ocorrerá missa de corpo presente, o cortejo sairá às 12h e o sepultamento será, às 12h30, no Cemitério Parque Bosque da Esperança.  

Solicitamos que todos sigam os protocolos de prevenção da Covid-19, com uso de máscara obrigatório e mantendo distanciamento social.

MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS

“Transmito a toda a família jesuíta minha solidariedade pelo falecimento do padre Gopegui, foi meu professor na graduação”.
Dom Joel Portela, secretário Geral da CNBB