Pe. Inácio Spohr lança 23º livro de coleção em Nova Trento (SC)

Jesuíta apresentou o mais novo volume da série História das casas durante celebrações para a comunidade catarinense.

Autor da coleção História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil, Pe. Inácio Spohr esteve de 1º a 3 de outubro na cidade catarinense de Nova Trento, onde realizou o lançamento de mais um volume de sua obra, que traz crônicas sobre a Paróquia São Virgílio.

Publicado pela Editora Padre Reus, o livro traz um recorte de 140 anos da presença jesuíta junto à comunidade neotrentina, retratando crônicas vividas entre 1879 e 2020, período no qual a Paróquia esteve sob coordenação de padres e irmãos da Companhia de Jesus. Ao folhear as mais de 220 páginas da obra, o leitor é convidado a percorrer histórias ao longo de três séculos, que retratam a forte relação da população com a Igreja Católica e a importância dos missionários para a localidade, em um trabalho que foi além do aspecto religioso, contribuindo também para o desenvolvimento da região.

 
A apresentação do 23º volume da coleção História das casas se deu durante a realização de missas para a comunidade. Uma das celebrações, presidida pelo próprio Pe. Inácio, fez memória aos dos 150 anos de fundação do Apostolado da Oração no Brasil, como também do primeiro centro do AO fundado pelos jesuítas em Nova Trento, em 1887. “Falei um pouco das crônicas, sobre os jesuítas missionários, italianos e alemães, as visitas às comunidades de toda a região catarinense e paranaense, o trabalho catequético, o atendimento aos doentes, as visitas às capelas ao lombo do burro ou do cavalo, a devoção a Nossa Senhora no Morro da Cruz, a difusão do Apostolado da Oração, entre outros”, comenta o sacerdote.

Pe. Inácio participou ainda de uma live, realizada no dia 2 de outubro pela Academia de Letras de Nova Trento. No encontro web, estiveram presentes também o diácono Mauro Costa, o Pe. Flávio Feller e o diretor da Academia, Moacir Facchini.

Os livros da coleção História das casas estão à venda na Livraria Padre Reus, na Rua Duque de Caxias, 805, no Centro de Porto Alegre (RS).

Sobre a coleção

Lançada em 2014, no bicentenário de restauração da Companhia de Jesus, a coleção História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas na antiga Província do Brasil Meridional, no sul do país. Pe. Inácio Spohr realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários por meio de documentos como diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da Província, produzindo um relato cronológico desses locais.

Os 23 volumes contemplam as cidades de: São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Cerro Largo, Alto Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Pareci Novo (dois volumes), São José do Hortêncio, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, São Leopoldo (dois volumes), Ivoti, Montenegro, Estrela, Lajeado, Nova Petrópolis, Gravataí e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul; e Itapiranga e Nova Trento, em Santa Catarina.