Nota de pesar pelo falecimento do Ir. Manoel Moreira de Menezes, SJ


Ir. Manoel Moreira de Menezes, SJ

É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Ir. Manoel Moreira de Menezes, SJ, aos 80 anos de idade, ocorrido na noite desta segunda-feira (4/10), no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG). O jesuíta será lembrado pela fidelidade a Deus no decorrer da sua vida missionária.

 Natural de Barra do Piraí (RJ), o Ir. Manoel ingressou na Companhia de Jesus em 1966, aos 25 anos de idade. Fez seu noviciado no Mosteiro de Itaici (SP), onde permaneceu até 1975. Lá, estudou e trabalhou como enfermeiro. Nos anos de 1976 a 1979, colaborou no Colégio Pio Brasileiro, em Roma (Itália). Em seguida, retornou para Itaici, permanecendo até 1983. Durante este tempo, atuou, entre outros trabalhos, como enfermeiro e como agente de pastoral, na Paróquia Santa Terezinha. Sempre dedicado à sua missão, o religioso andava pelas fazendas da região com um estetoscópio e um aparelho de aferir pressão arterial na bolsa, visitando as famílias e atendendo enfermos e idosos. Esse mesmo trabalho também realizou no município de Montes Claros (MG), onde esteve de 1984 a 1989. No ano seguinte, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou na Comunidade da PUC-Rio até 1991.

Por sua habilidade e formação, trabalhou, em dois momentos, na Comunidade de Saúde e Bem-estar Irmão Luciano Brandão, em Belo Horizonte (MG), o primeiro de 1992 a 2000, e o segundo de 2009 a 2015.

De 2001 a 2003, voltou, mais uma vez, para Itaici. De lá, foi morar na residência São Gonçalo, em São Paulo (SP), de 2004 a 2005, e no Centro Cultural de Brasília, no Distrito Federal, de 2006 a 2009.

Desde 2015, o religioso passou a residir na comunidade do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), onde exercia a função de auxiliar em atividades.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Ir. Manoel, jesuítas e amigos, e informa que a missa de corpo presente ocorrerá nesta quarta-feira, 6, às 7h, na Capela Santo Inácio, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). O sepultamento está previsto para às 9h, no Cemitério Bosque da Esperança, também em Belo Horizonte.