Reportagem destaca FAJE entre as melhores instituições de ensino superior de Minas Gerais

Instituição faz parte do seleto grupo a conquistar nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC)

FAJE  (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte (MG)

O Jornal Estado de Minas publicou, na edição de domingo (12/09), uma reportagem na qual destaca as melhores instituições de ensino superior de Minas Gerais, ressaltando que a FAJE  (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) é a única instituição privada a conquistar a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC).

De acordo com a reportagem, “a excelência do ensino superior em Minas Gerais é marcada por um quarteto de instituições que figuram há pelo menos 12 anos entre as melhores do Brasil. A cada edição do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade das formações ofertadas por universidades, faculdades e centros universitários país afora, elas estão lá, no seleto grupo a conquistar 5, a nota máxima da avaliação. O time é formado pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), com sede em Belo Horizonte; de Lavras (Ufla), no Sul de Minas; e de Viçosa (UFV), na Zona da Mata; além da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), também na capital, única representante das particulares.”

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados este ano, mas referentes a 2019, apenas 2,22% das 2.070 instituições analisadas alcançaram a nota máxima.

Para Luiz Cláudio Costa, professor titular e ex-reitor da UFV, ex-presidente do Inep e atual reitor do Centro Universitário IESB, ouvido pela reportagem, “no caso da FAJE, com apenas três graduações (bacharelado em filosofia e teologia e licenciatura em filosofia) e duas pós nessas áreas, pesam a boa prestação do serviço, dedicação de professores e engajamento dos estudantes que fazem do campus um ambiente de excelência.”

Também ouvido pela reportagem do Estado de Minas, o professor emérito da UFMG e ex-presidente do INEP, José Francisco Soares, “a Faje nasce num ambiente sólido, dos jesuítas, ordem que valoriza muito o conhecimento”. 

Para o reitor da FAJE, Prof. Elton Vitoriano Ribeiro, a divulgação dos bons resultados da instituição pela imprensa é importante: “o reconhecimento público desta posição de destaque, entre as melhores do país, é sempre um incentivo para que continuemos a desenvolver um trabalho de excelência, fruto de um esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica.”

*Com informações do jornal Estado de Minas Gerais