SJMR Brasil terá programação especial para o Dia Mundial do Refugiado


Falta território seguro, mas sobra coragem. É nesse contexto que milhões de pessoas ao redor do mundo se veem obrigadas a sair de seus países de origem para fugir de perseguições, de violações dos direitos humanos, de conflitos armados ou de calamidades naturais. Para lembrar a força, a coragem e a resistência dessas pessoas, além de sensibilizar governantes e a população para essa questão humanitária, no próximo dia 20 de junho, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) realizará diversas ações de conscientização pelo Dia Mundial do Refugiado. 

Com o objetivo de fortalecer as reflexões da data, ao longo desta semana o SJMR Brasil promoverá uma programação especial com eventos on-line e atividades de integração social e comunitária nas cidades onde possui centros de atendimento às pessoas migrantes e refugiadas: Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS). Confira programação completa abaixo. 

Na capital mineira, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube SJMR Brasil, será realizada a live musical Tantos Somos, Somos Um, que contará com a participação de artistas migrantes, refugiados e brasileiros e com a apresentação do ator Eduardo Mossri, que interpretou o médico Faruq na novela Órfãos da Terra, da Rede Globo. O evento on-line ocorrerá no dia 19 (sábado), a partir das 17h (horário de Brasília) e a edição deste ano faz conexão com as celebrações do Ano Inaciano 2021-2022, que marca uma série de atividades e eventos que recorda os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola. Com o lema “Ver novas todas as coisas, não somente refugiados e migrantes”, haverá bate-papo ao vivo com migrantes e refugiados de diversas nacionalidades, além de apresentações artísticas e musicais. 

Também em Belo Horizonte, será realizado o lançamento da exposição fotográfica virtual: Vidas, em itinerários à integração, que traz o registro de famílias venezuelanas interiorizadas em Minas Gerais. Além da exposição virtual que poderá ser conferida no site do SJMR Brasil, a partir de 18 de junho, as imagens também serão projetadas nas fachadas de prédios do centro da capital mineira, na noite de sexta-feira. 

Ainda em sintonia com as celebrações do Ano Inaciano, Pe. Agnaldo Júnior, SJ, diretor nacional do SJMR Brasil, será um dos convidados do programa digital Loyola em Foco, que trará a discussão sobre ‘O carisma Inaciano no serviço aos migrantes e refugiados’. A live, que será realizada no dia 17 (quinta-feira), às 15h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube das Edições Loyola e Facebook do SJMR Brasil, contará com a participação de Terida Munoz, analista social do SJMR Boa Vista. 

No sul do país, o SJMR Porto Alegre promove um dia repleto de atividade de integração social e comunitária que reunirá pessoas migrantes e refugiadas, comunidade local e setores público e privado, na zona norte da capital gaúcha.  A Ação Social Integrando Horizontes será realizada no CRAS Norte, no bairro Sarandi, e disponibilizará serviços itinerantes do SJMR, além de atividades diversas, como: rodas de conversa sobre prevenção de violência baseada em gênero, distribuição de cartilhas, entregas de “kit dignidade” e apresentações culturais. 

O diretor nacional do SJMR Brasil, Pe. Agnaldo Júnior, SJ, chama a atenção para a conscientização que a data oportuniza e para a necessidade de intensificarmos iniciativas e ações de proteção, acolhida e integração para as pessoas em deslocamento forçados. “O Dia Mundial do Refugiado é uma oportunidade para que o poder público, organizações da sociedade civil e a população brasileira possam refletir sobre a necessidade da hospitalidade e de tornarmos o Brasil um país mais humano, acolhedor e solidário. Portanto, o SJMR Brasil realizará uma série de iniciativas para ampliar esse espaço de diálogo, somando esforços na proteção e acolhida de migrantes forçados, solicitantes de refúgio e refugiados no Brasil”, concluiu. 

Confira a programação completa do SJMR Brasil para o Dia Mundial do Refugiado:

Live “O carisma Inaciano no serviço aos migrantes e refugiados”, no Programa Digital Loyola em Foco, com a participação de Pe. Agnaldo Júnior, diretor nacional do SJMR Brasil, e de Terida Del Valle Guanipa Munoz, analista social do SJMR Boa Vista.
Data: 17 de junho
Horário: 15h30 (horário de Brasília)
Onde assistir: Transmissão pelo Youtube das Edições Loyola Loyola 

Live “Migração e Diálogo: Quem bate a sua porta?”:  atividade em alusão pela 36ª Semana do Migrante promovida pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) de Boa Vista, com a participação de Pe. Agnaldo Júnior, diretor nacional do SJMR Brasil; Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira (PE); Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo (MA); Sandra Quintela, Rede Jubileu Sul Brasil e Padre Fabio Baggio, subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, mediada por Ana Valin, da equipe Grito dos Excluídos.
Data:
17 de junho
Horário: 8h (horário de Brasília)
Onde assistir: Plataforma ZOOM 

SJMR Belo Horizonte 

Live Musical ao vivo “Tantos Somos, Somos Um”: Participação de artistas migrantes, refugiados e brasileiros com a apresentação do ator Eduardo Mossri. Evento online conectado com a celebração dos 500 anos da conversão de Santo Inácio. Lema: “Ver novas todas as coisas, não somente refugiados e migrantes”.
Data:
19 de junho
Horário: 17h (horário de Brasília)
Onde assistir: Transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook SJMR Brasil

Lançamento da exposição fotográfica virtual: “Vidas, em itinerários à integração”: Histórias e registros de famílias venezuelanas interiorizadas em Minas Gerais e projeção em fachadas de prédio da cidade de Belo Horizonte.
Data:
18 de junho
Horário: 19h30
Onde assistir: Site SJMR Brasil

SJMR Boa Vista

Sessões de Cinema “Migração e Refúgio”: Apresentações de filmes sobre a temática migratória e realização de debates sobre o assunto.
Data:
de 14 a 16 de junho
14/06 – Filme Promesa Falso
15/06 – Filme Nina
16/06 – Filme Bolishoping
Horário: das 9h às 11h (horário de Boa Vista)
Onde participar: Auditório do SJMR Boa Vista – Avenida General Ataíde Teive, nº 2386A – Liberdade – Boa Vista (RR)

Mural SJMR Boa Vista: inspirados pela atividade realizada pelo embaixador do ACNUR, Pedro Biau, o SJMR Boa Vista realizará a construção de um mural com os objetos e experiências que as pessoas migrantes e refugiadas mais sentem falta de seus países.
Data: 17 de junho
Horário: das 9h às 11h (horário de Boa Vista)
Onde participar: Auditório do SJMR Boa Vista

SJMR Manaus

I Semana do Migrante e Refugiados SJMR Manaus: sessões Informativas sobre o mundo trabalho, rodas de conversa temáticas, elaboração de currículos, CTPS digital, cadastro no Banco de Empregos, gincanas para crianças, atividades culturais e momento de espiritualidade.
Data: de 15 a 18 de junho
Horário: das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h
Onde participar: Centro de Atendimento do SJMR Manaus – Av. Constantino Nery, nº 1029 – Bairro São Geraldo – Informações: (92) 99157-6097 

SJMR Porto Alegre

Sensibilização dos alunos do Colégio Anchieta – Porto Alegre (RS): atividade presencial de sensibilização sobre a migração e o contexto das pessoas migrantes e refugiadas para alunos 4°ano do ensino fundamental. A ação será conduzida por Juliana Camelo, do SJMR Porto Alegre.
Data: 17 de junho
Horários: 9h30 e 14h30

Ação Social “Integrando Horizontes”: atividade de integração social e comunitária na zona norte de Porto Alegre, envolvendo comunidade local, migrantes e refugiados, setor público e privado, com a disponibilização dos serviços itinerantes do SJMR, rodas de conversa sobre prevenção de violência baseada em gênero, distribuição de cartilhas, entregas de “kit dignidade” e atividade cultural.
Data: 19 de junho
Horário: das 10 às 15h
Local: Ginásio de Esportes Irmão Portillo, próximo ao Centro Comunitário da Vila (Cecove) ao lado do CRAS Norte, Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, Bairro Sarandi.

Eventos com a parceria e o apoio do SJMR Brasil

Podcast Boa Bixa: migrantes apoiadas pelo SJMR Boa Vista participam do podcast Boa Bixa, produção para a comunidade LGBTQIA+. O episódio aborda as diferenças entre os direitos LGBTQIA+ no Brasil e Venezuela, os desafios e como a população LGBTQIA+ brasileira pode apoiar as pessoas LGBTQIA+ em deslocamento forçado.
Data: 20 de junho
Onde assistir: Podcast Boa Bixa

II Semana do Migrante do Rio Grande do Sul: novos rostos, memórias e horizontes
Mesa: Incidência política em torno da Portaria 652/2020 e 654/2021

Discussão sobre as dificuldades enfrentadas no período; como tornar os sistemas de regularização mais acessíveis, para autonomizar os migrantes; as experiências da Polícia Federal nos mutirões de atendimento periódicos junto à municípios e instituições da rede; as vivências dos migrantes frente às dificuldades impostas pela portaria.
Mediadora: Laura Ferrari (SJMR Porto Alegre)
Data: 16 de junho
Horário: 18h
Onde assistir:  Facebook da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH)

Mesa: Inserção laboral via emprego

Sensibilização de empresários sobre a contratação de migrantes com a participação de Lucas do Nascimento, coordenador do SJMR Porto Alegre e outros convidados.
Data: 17 de junho
Horário: 18h
Onde assistir: Facebook da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH)

Semana Municipal do Migrante de Porto Alegre

Webinário “Povo Warao”, com a participação dos expositores: Lívia Andrade (ACNUR), Jennifer Alvarez (OIM), Paulo Quintero (UFRGS), Clemente de Marechal (UFRGS).
Mediadora: Juliana Camelo (SJMR Porto Alegre)
Data: 17 de junho
Horário: 19h30
Onde assistir: Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Feira do Imigrante

60 barracas com produtos e artigos produzidos por pessoas migrantes e refugiadas.
Data: 18 e 19 de junho
Horário: das 10 às 18h
Onde participar: Praça Júlio Mesquita – Porto Alegre (RS)