SINDEMIA: 18ª edição da Revista Aurora


A 18ª edição da Revista Aurora, intitulada “Sindemia”, homenageia o Pe. Adolfo Nicolás no primeiro aniversário de sua partida. Clique aqui para ler a revista.

Confira a carta de Roberto Jaramillo, Presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL): 

Queremos, nesta oportunidade, abrir a revista Aurora com uma homenagem de gratidão ao Pe. Adolfo Nicolás, que nos deixou há um ano (20-05-2020) para ir definitivamente à casa do Pai. Trigésimo sucessor de Santo Inácio no governo da Companhia de Jesus, recordo dele como um companheiro que se destacou por três aspectos de sua personalidade: tinha uma preocupação central com as fronteiras humanas e sociais, era um homem alegre, cheio de otimismo realista e era realmente humilde. Os breves testemunhos que reproduzimos nesta revista nos fazem evocar, muito vívidamente, seu serviço à Companhia e à Igreja, e o artigo do Pe. Fernando Montes, especificamente, “Redescobrir a atualidade de Santo Inácio”, realça ainda mais sua figura.

A Revista Aurora tem se dedicado, em seus 17 números anteriores, a compartilhar com seus leitores vozes jesuítas sobre a pandemia (nosso subtítulo), em um esforço para entender e refletir juntos este fenômeno que estremeceu e desinstalou todas as garantias construídas ao longo do último século. Este calvário parece não acabar e a nova normalidade que devemos aceitar e viver não é a que queríamos, mas aquela que nos impõe um longo e doloroso tempo antes de superar a “pancrisis”.

 Muitas coisas mudaram desde o surgimento da covid-19, mas: Muito mais deveria mudar!, como disse o Pe. Arturo Sosa na entrevista em que participou na Espanha há alguns dias: “eu gostaria que a pandemia nos mudasse mais. Tenho medo de que as mudanças permaneçam em palavras e não em ações”. Da denúncia e da pena pelas ‘causas patogênicas’, temos que passar às ‘mudanças antrópicas’ estruturais essenciais na educação e na saúde pública, no exercício do direito ao trabalho e a uma vida digna para todos, no exercício da política e na refundação de nossas democracias, entre tantas outras mudanças radicais (por que temer tanto essa palavra?) que são indispensáveis, pois os autores que contribuíram para este número vislumbram e propõem diferentes realidades e perspectivas de reflexão e análise.

 A covid-19 não parece ser hoje o maior dos males que temos que combater (apesar de ser o mais urgente). O conceito de ‘sindemia’, que expõe o Pe. Elton Vitoriano Ribeiro, se mostra muito mais evocativo e abrangente para continuar nossa análise na Aurora. Por isso mudamos de subtítulo: Vozes jesuítas na sindemia, e convidamos todos os colaboradores da missão de Cristo que bebem no poço da espiritualidade inaciana a colaborar com suas reflexões nesta revista.

Boa leitura.

ROBERTO JARAMILLO, SJ

Presidente da CPAL