Ceap promove iniciativa para combater evasão escolar

Projeto visa atender entre 300 e 500 jovens

O Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (Ceap) promove a iniciativa Adoção Escolar à Distância. O projeto visa combater a evasão escolar, a partir de acompanhamento e atendimento profissional socioeducativo para estudantes e egressos do Ensino Médio da Rede Pública, potencializando e ampliando suas experiências de formação, além de qualificação necessárias para acesso ao Ensino Superior.

O projeto atua no processo de escolarização dos jovens participantes, em nível individual e coletivo, a fim de criar condições pedagógicas capazes de contribuir para a conclusão dos seus estudos do Ensino Médio e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O projeto EAD retorna após aproximadamente 15 anos, diante da necessidade de combate à evasão escolar causada pela interrupção do funcionamento de escolas públicas com o prolongamento da pandemia de covid-19. O CEAP, como obra educativa da Companhia de Jesus no Brasil, mais do que denunciar violações de direitos fundamentais, se preocupa em combater o crescimento do número de jovens fora do ambiente de ensino, especialmente na última etapa da formação básica, que historicamente apresenta números expressivos de abandono, como apontou o Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019: mais da metade da população do país com 25 anos ou mais não completou o Ensino Médio (51,2%).

O Adoção Escolar à Distância tem como meta atender entre 300 e 500 jovens, com o apoio da sociedade civil, tornando-se investidora social e viabilizadora dessa intervenção de apoio à juventude oriunda da Escola pública.

Saiba como ajudar acessando o site oficial do Ceap.

Fonte: Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (Ceap)