Os mosaicos de Marko Rupnik transformam a caverna de Santo Inácio


Na caverna do Santuário de Santo Inácio (Manresa/Espanha), o artista esloveno e jesuíta Marko Rupnik, junto a sua equipe, tem realizado um trabalho intenso instalando o conjunto de mosaicos criado especialmente para as capelas laterais. A remodelação do interior do Santuário faz parte da celebração do Ignatius 500, o Ano Inaciano, que comemora, entre maio de 2021 e julho de 2022, o início da conversão do fundador da Companhia de Jesus. 

Ainda inacabada, a obra é cheia de detalhes intimamente ligados à espiritualidade inaciana. São mais de 550 metros quadrados de mosaicos, que mostram a peregrinação cristã por meio dos Exercícios Espirituais. “Um itinerário de oração”, explicou o próprio artista, “em que se passa de um catolicismo declarado para uma fé vivenciada”.

Marko Rupnik definiu o trabalho como um espaço de encontro, e explicou que o mosaico é uma arte que implica uma experiência comunitária: “Uma experiência de Igreja, como uma comunhão de pessoas, que expressa quem somos”. Os materiais utilizados vêm de todas as partes do mundo e o autor das obras garante que, nesta técnica, se estabelece um diálogo com eles: “A primeira lição para cortar as pedras é pegá-las com amor, com ternura”.

Para o artista jesuíta, realizar este trabalho no lugar onde Santo Inácio de Loyola começou a escrever o livro dos Exercícios Espirituais representa  um presente que recebe com “imensa gratidão” e também um culminar do que, ao longo da vida, pensou e estudou.

Os mosaicos ocupam as oito capelas laterais do Santuário, e também estão presentes na parede interna da porta de entrada, em obra dedicada à Parábola do Semeador. Na narrativa em questão, Jesus conta que um semeador deixou cair sementes em seu caminho: aquelas que caíram em terreno rochoso e entre os espinhos perderam-se; porém  a semente que caiu em boa terra cresceu e multiplicou a colheita.

A instalação e as tarefas de iluminação e limpeza estão em suas fases finais. A previsão é que o Santuário seja reaberto ao público neste mês de abril, enquanto o ato solene de inauguração ocorrerá coincidindo com o dia de Santo Inácio, 31 de julho, e com a presença do Superior Geral da Companhia de Jesus, Padre Arturo Sosa, SJ.

Se interessou? Confira o álbum de imagens da produção das obras na Caverna de Santo Inácio: https://www.flickr.com/photos/jesuitasesp/sets/72157718743208268/ 

Fonte: Jesuitas España