CEPAT promove live para discutir sociedade e racismo

Evento promove discussão com olhar para a história brasileira

O Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT) promove a segunda série de debates online Sociedade e Racismo, sexta-feira (16), às 19h30. Como temática, o encontro propõe um olhar para o “Movimento negro no contexto brasileiro: diferentes formas de resistência às diferentes formas de racismo”, com o auxílio de Andréia Lima (ONG Usina de Ideias) e Tania Aparecida Lopes (IPAD Brasil – Instituto de Pesquisa da Afrodescendência).

O objetivo do debate é propiciar um momento de aprofundamento sobre os desafios contemporâneos que se apresentam à população negra, avaliando se as atuais formas de resistir e lutar pela igualdade racial têm sido eficazes, e unindo experiências de militância de ontem e de hoje. Além disso, inspirados pela Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, estabelecer relações fraternas, baseadas no direito humano a uma vida digna, sem preconceitos ou discriminação, e em igualdade de condições, sem miséria e sem violência.

A parceria estabelecida pelo CEPAT junto ao movimento negro se integra à missão da Companhia de Jesus, que, no Brasil, com a Rede de Promoção de Justiça Socioambiental, vem insistindo na promoção de políticas de igualdade racial, a partir do combate ao racismo estrutural presente na sociedade brasileira. Desde 2014, o centro vem trabalhando questões cruciais relacionadas às relações étnico-raciais.

Os eventos online podem ser acompanhados pelos canais oficiais do CEPAT no Youtube e no Facebook.

As inscrições podem ser feitas  em: https://bit.ly/3mLRa8Z.

Fonte: Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT)