CNBB lança concurso para a escolha do cartaz e do hino da Campanha da Fraternidade 2022

Meditação quaresmal terá como tema Fraternidade e educação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na terça-feira, 23, os editais da Campanha da Fraternidade (CF) 2022: um para a escolha da identidade visual e o outro para a letra do hino. Posteriormente, será lançado também um edital para a escolha da música.

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) escolhem um tema e um lema para chamar a atenção sobre alguma situação que, na sociedade, precisa de cuidados para o bem de todos. Para o ano de 2022, o tema é Fraternidade e educação, e o lema Fala com sabedoria, ensina com amor (Cf Pr 31,26).

A proposta da Campanha da Fraternidade 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.

Concurso para a identidade visual

O edital para a escolha da identidade visual (cartaz) da CF 2022 oferece elementos teóricos que podem ajudar na elaboração da arte, além de estimular a criatividade dos artistas. Serão aceitas propostas de criação tanto individual como coletiva.

O cartaz deverá conter, além da arte, os dizeres do tema e lema, dando ênfase à passagem bíblica. Ele  deverá ser enviado à CNBB até o dia 17 de maio de 2021. Após esse período, o Consep prosseguirá com a escolha do cartaz vencedor, tendo liberdade para sugerir as modificações que julgar necessárias para o bem pastoral da mensagem da Campanha da Fraternidade.

Confira aqui o edital.

Concurso para a letra do hino

O edital para a letra do hino da CF 2022 traz algumas características que devem ser observadas pelos compositores. Com relação à letra, o candidato deverá, por exemplo, traduzir em linguagem poética os conteúdos do tema, lema e objetivos. Além disso, deve buscar inspiração na Sagrada Escritura e no Magistério da Igreja. O prazo para envio das composições encerra em 26 de abril de 2021.

Confira aqui o edital.

Fonte: CNBB