Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Antonio José Maria de Abreu


Faleceu neste sábado (20/03), o Pe. Antonio José Maria de Abreu, aos 84 anos, em São Paulo (SP). Nascido em 29 de novembro de 1936, no município de Bom Jardim (RJ), foi batizado no ano seguinte em Nova Friburgo (RJ) na capela do Colégio Anchieta, onde mais tarde cursaria o 2º Grau. Aos 18 anos, em 6 de março de 1955, ingressou na Companhia de Jesus, inaugurando o noviciado onde hoje é o Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Foi ordenado em 11 de março de 1967.

Formado em Economia, Pe. Abreu trabalhou de 1972 a 2011 no Ibrades (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento), primeiro no Rio de Janeiro (RJ) e, depois, em Brasília (DF), a partir de 1998. Atuou como pesquisador, assessor, professor e bibliotecário. Durante todo esse tempo, associava o trabalho intelectual com ministérios nos meios populares, mantendo assim, “o cheiro das ovelhas”. A humildade sempre foi sua marca, além do bom humor, sendo espirituoso e contador de casos engraçados.

Mudou-se para São Paulo (SP) em 2012 e, desde 2013, estava na Casa de Saúde e Bem-estar Nossa Senhora da Estrada. Nesse período, colaborou na Edições Loyola. Desde o início de 2020, tratava de um câncer muito agressivo na bexiga. Além disso, tinha problemas cardíacos, com três pontes de safena e uma mamária.