Aula com Mário Sergio Cortella abre ano letivo na Dom Helder

Filósofo promoveu reflexões sobre como podemos encarar nossos desafios, especialmente na educação dos novos tempos

Professor Mário Sergio Cortella

O protagonismo discente apontado por Mário Sergio Cortella como um dos grandes pilares da educação foi um dos assuntos abordados na aula inaugural do ano acadêmico de 2021 da Dom Helder Escola de Direito e da Escola de Engenharia e de Ciência da Computação (EMGE), realizada na sexta-feira, 12. O professor e filósofo foi convidado para apresentar aos alunos o tema Educação e a emergência de múltiplos paradigmas: novos tempos, novas atitudes.

A abertura da aula teve início com o discurso do reitor da Dom Helder, Pe. Paulo Umberto Stumpf, que desejou as boas-vindas aos estudantes e enalteceu o trabalho do corpo docente das instituições. “O reconhecimento de qualidade científica em pesquisa, ensino e extensão de nossas instituições tem sido fruto de um grande esforço e seriedade técnica de nossos professores e estudantes, aliados à uma gestão que procura sempre conciliar eficiência com humanismo”.

Com a palavra, o reitor da EMGE, Franclim Sobral de Brito, falou sobre os principais desafios que todos têm enfrentado. “Novos tempos exigem de nós novas reflexões, que poderão ensejar novas atitudes. Acreditamos que este percurso é possível a partir de nosso modo de proceder, fundado na Pedagogia Inaciana da Rede Jesuíta de Educação, da qual somos parte, com ênfase no Magis Inaciano, núcleo inspirador de todas as nossas ações”.

Múltiplos paradigmas

Durante a palestra, Mário Sergio Cortella levantou questões sobre como podemos encarar nossos desafios, especialmente na educação dos novos tempos. Mencionou o seu livro Não nascemos prontos, que se contrapõe à ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica. Segundo o professor, na verdade, as pessoas nascem não-prontas, e quanto mais vivem, mais prontas ficam. Cortella citou esse pensamento para refletirmos sobre a educação na nossa formação. “Eu sou professor há 47 anos, isso significa que eu atuo na formação de pessoas e tenho uma nítida ideia de que preciso atuar sempre na minha formação. Afinal, nós não nascemos prontos”.

O palestrante também falou sobre a importância de enxergarmos que os momentos difíceis podem ser uma grande fonte de aprendizado. “Uma das coisas mais marcantes da inteligência é a possibilidade de olhar a nossa volta e entender que momentos graves, como o que estamos vivendo, são também momentos grávidos, isto é, podem dar a luz para uma nova situação, contêm dentro de si uma possibilidade de alternativa, a possibilidade de que dali se tire algo que seja positivo, benéfico para cada um e para todas as pessoas”.

Um dos pontos alto da aula foi construído por Cortella ao exaltar o protagonismo discente, base para conquistas acadêmicas e um dos pilares da Pedagogia Inaciana, metodologia adotada pela Dom Helder e pela EMGE. “No campo da educação escolar, o mundo hoje, digitalizado, exige um protagonismo muito maior por parte da estudante e do estudante. Não é mais um tempo que ficamos de modo passivo assistindo aula. Existe uma postura de audiência ativa, que participa e dá vida àquela aula”, concluiu o filósofo.

A aula foi encerrada com uma mensagem do reitor da EMGE, Franclim Brito, que desejou pleno êxito a todos os estudantes, e declarou solenemente aberto o primeiro semestre acadêmico de 2021.

Fonte: Dom Total