Seminários Virtuais sobre Ecologia Integral


Ao longo de 2020, o Grupo de Homólogos em Ecologia Integral da Rede de Centros Sociais da CPAL (Conferência de Provinciais da América Latina e Caribe) organizou uma série de seminários virtuais com o objetivo de gerar análises críticas e propositivas no campo da ecologia integral.

Com uma longa trajetória de trabalho em defesa dos direitos fundamentais e da vida, a Companhia de Jesus na América Latina, por meio da CPAL e de sua Rede de Centros Sociais, assume a responsabilidade de orientar mais profundamente sobre o tema da Justiça Socioambiental em seus diferentes trabalhos. Nesse movimento, durante a Assembleia Geral dos Centros Sociais de 2019, no México, foi criado o Grupo de Homólogos em Ecologia Integral.

Este grupo é formado por: OLMA (Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida) e SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental), ambos do Brasil, INFOCAP (Chile), Centro Prodh (México), Centro Montalvo (República Dominicana), ERIC (Honduras) e SEPSI (Peru). Juntos, eles desenvolvem um plano de trabalho trienal (2020-2023) cujo o principal objetivo é subsidiar a Rede de Centros Sociais e todas as obras interessadas no assunto, por meio da construção do Marco de Orientação para o Trabalho em Ecologia Integral.

Para a construção deste Marco, foi desenvolvida uma metodologia participativa de estudo e reflexão por meio de seminários virtuais que foram realizados ao longo de 2020. Cada conferência abordou a Ecologia Integral em interface com alguns temas pertinentes à realidade das Américas, como pandemias, mudanças climáticas, Amazônia, direitos humanos, defesa de territórios, emprego e trabalho, entre outros.

Por meio de uma sistematização detalhada, o conjunto dos centros sociais envolveu avanços na construção deste Marco, que tem seu lançamento previsto para o primeiro semestre de 2021. Também, em colaboração com a Rede de Rádios, está sendo feito um trabalho de construção de podcasts e programas de rádio com o conteúdo desses seminários.

Os seminários estão disponíveis no canal do YouTube Somos Jesuítas. Alguns dos vídeos possuem grande parte das falas em português, e o restante pode ser legendado automaticamente nas configurações da própria plataforma de vídeos. Para quaisquer informações, é possível entrar em contato com o e-mail: olma@jesuitasbrasil.org.br.

 

Baixar informações em PDF

 

Fonte: CPAL Ecology Reference Group