Portal Jesuítas Brasil - jesuitasbrasil.org.br
  • INSTITUCIONAL
    • Quem somos
    • Santo Inácio de Loyola
    • Nossa história
    • Missão, visão e valores
    • São José de Anchieta
    • Papa Francisco
  • EDUCAÇÃO
  • SOCIAL
  • ESPIRITUALIDADE
  • JUVENTUDE
  • VOCAÇÕES
  • PARÓQUIAS
  • AMAZÔNIA
  • CULTURA

Lançada a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

O tema é Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor, que tem como principal objetivo superar as polarizações
Publicado em 18 de fevereiro de 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram nesta quarta-feira, 17, a 5ª edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), cujo o tema é Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade (Ef 2, 14a). Como forma de prevenção a covid-19, a abertura foi realizada de forma virtual com a divulgação de um vídeo com pronunciamentos de representantes das Igrejas que compõem o Conic.

A CEF 2021 quer convidar os cristãos a pensarem, a avaliarem e a identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, em especial no contexto da política e da pandemia da covid-19. Tudo isso por meio do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos brasileiros por ocasião do início da Quaresma e da abertura da Campanha da Fraternidade 2021.

No texto, o Santo Padre afirma que a Quaresma convida a todos para um tempo de intensa reflexão e revisão de vida. “O Senhor Jesus, que nos convida a caminhar com Ele pelo deserto rumo à vitória pascal sobre o pecado e a morte, faz-se peregrino conosco também nestes tempos de pandemia”.

Francisco lembra que é tradição há várias décadas a promoção da Campanha da Fraternidade pela Igreja no Brasil. Ele define a campanha como “um auxílio concreto para a vivência deste tempo de preparação para a Páscoa”. No documento, o Papa afirma que, neste ano de 2021, os fiéis são convidados a «sentar-se a escutar o outro» e, assim, superar os obstáculos de um mundo que é muitas vezes «um mundo surdo».

Confira a seguir a mensagem:

Hino oficial

Todos os anos, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB escolhe, por meio de concurso, o hino oficial da campanha, que tem o objetivo de ajudar as comunidades cristãs a viverem a solidariedade e a unidade que a iniciativa propõe. O hino desta edição foi composto pelo frei Telles Ramon, com a música de Adenor Leonardo Terra, e é marcado pelo convite: “Venham todos!”.

Assista abaixo o clipe do hino e reflita sobre o significado mais profundo da paz, fruto da unidade entre os cristãos e seres humanos.

Compartilhar

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para imprimir(abre em nova janela)

Relacionado

PESQUISAR
ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS
ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS
© 2019 Jesuítas Brasil
    loading Cancelar
    Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
    Verificação de e-mail falhou, tente novamente
    Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.