Livro do Retiro Quaresmal 2021


Um roteiro de oração para viver mais intensamente o tempo litúrgico da Quaresma é o objetivo da obra Retiro Quaresmal 2021, iniciativa que, pelo 17º ano consecutivo, chega às mãos dos leitores por meio de Edições Loyola em parceria com as Redes Servir e Diakonia da Companhia de Jesus.

O Tempo Quaresmal, como toda a liturgia, só tem sentido em função da Páscoa. São 40 dias de preparação para a festa da Páscoa e, depois, 50 dias de celebração da ressurreição do Senhor e da presença inspiradora de seu Espírito. A Quaresma se constitui como um um tempo litúrgico da comunidade cristã, que visa a reconstrução de cada um de nós e da comunidade. É também um tempo que nos motiva a colocar em questão a razão de ser da vida: para que vivemos? Sobre o que está fundamentada nossa vida? Para onde caminhamos?

Nesse sentido, pode-se afirmar que a Quaresma é um tempo intenso de conversão, e que, por essa razão, tem sua linguagem, sua celebração, seus exercícios e seus ritos de conversão. Os roteiros de oração apresentados no Retiro Quaresmal 2021 seguem a metodologia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e foram elaborados por um grupo de jesuítas que tem experiência na escola inaciana de oração: Pe. Elcio Toledo, Pe. Adroaldo Palaoro, Pe. Luís González-Quevedo, Pe. Emmanuel da Silva e Araújo, Pe. Manuel Iglesias e Pe. José Ramón de la Cigoña. O Retiro Quaresmal 2021 tem o objetivo de colaborar para que as pessoas e os grupos de vida possam fazer uma experiência profunda do “mistério pascal”, vivendo a “travessia quaresmal” em direção a uma identificação com Aquele que “veio trazer Vida e Vida em plenitude”.

 

É possível adquirir o livro no site da Livraria Loyola por meio do link: https://bit.ly/3p26zS2