Tríduo para os Votos dos Noviços 2021


No próximo dia 30 de janeiro, sete noviços da Companhia de Jesus professarão seus votos do biênio. A celebração eucarística será realizada na Igreja Santo Inácio de Loyola, no bairro Queimadinha, em Feira de Santana (BA), às 17h do sábado. 

Após os dois anos de preparação, discernimento e crescimento, foram admitidos aos primeiros votos os noviços Gabriel Cavalcante de Oliveira, Gian Franco Lopes da Silva, Guilherme Kaique Guimarães, Luan de Amorim Moreira, Luciano Coutinho Paulino, Plinyo Fagner Proença e Tácio Novais Silva.  

Na visão do Pe. Jonas Caprini, Mestre de Noviços, uma característica forte do período do Noviciado é o silêncio, assim como a interiorização: “O jovem passa a viver o cotidiano fazendo serviços humildes, tendo contato com Deus e sempre buscando essa interiorização para poder melhor ouvir o que Deus pede e chama a cada um”. Ele explica: “é a primeira etapa de formação de um jesuíta. O noviço continua aprofundando o discernimento vocacional, conhecendo mais profundamente a espiritualidade inaciana, a vida de Santo Inácio e dos primeiros companheiros, as Constituições da Companhia e todos os documentos que nos ajudam a viver o espírito jesuítico”.

O Mestre de Noviços complementa a explicação sobre a profissão dos votos do biênio: “No final dos dois anos, então, o jovem é admitido aos votos. A equipe de formação acompanha, e, se tudo estiver bem, ele é apresentado, faz o pedido ao Provincial, e este o admite aos votos de pobreza, de obediência e de castidade, que são comuns da vida religiosa, mas, na Companhia de Jesus, já são perpétuos desde o início. Aí, então, o jovem passa a ser um jesuíta estudante em formação, seja ele padre ou irmão”.

Respeitando as orientações sanitárias por conta da pandemia, a participação presencial ficará restrita à comunidade jesuíta local, às autoridades jesuíticas e aos familiares dos noviços votantes. Será possível acompanhar a celebração por meio da página do Noviciado Nossa Senhora da Graça, no Facebook: facebook.com/noviciadonsg   

Os noviços prepararam um material para a oração (Tríduo para os Votos) em união e comunhão com os Votos 2021 do Noviciado, destinado para uso das comunidades e para ser compartilhado com grupos de vocacionados, além de leigos e leigas ligados à missão da Companhia de Jesus.

 

Clique aqui e faça o download do Tríduo para os Votos

 

Em pé, da esq. p/ dir., Luan, Tácio, Plinyo e Luciano. Agachados, da esq. p/ dir, Gian, Guilherme e Gabriel