CELAM divulga itinerário sinodal para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Encontro terá como pano de fundo a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano de 2007

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) lançou o itinerário da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que ocorrerá na Cidade do México, de 21 a 28 de novembro. Sob o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”, o evento tem por objetivo “contemplar a realidade de nossos povos, aprofundar os desafios do continente, reacender o compromisso pastoral e buscar novos caminhos em chave sinodal”.

A Assembleia recordará a V Conferência Geral da Conferência Episcopal Latino-Americana em Aparecida (SP), realizada há 14 anos. Devido à pandemia de covid-19, o encontro terá a participação de algumas pessoas presencialmente, e, remotamente, os demais em cada um dos países que compõem o CELAM na América Latina e  no Caribe.

Em vídeo de apresentação, o secretário-geral do CELAM, dom Jorge Eduardo Lozano, diz tratar-se de “uma jornada rumo à primeira Assembleia Eclesial, que nos permita discernir os novos desafios, à luz das riquezas fornecidas pelo Documento de Aparecida, na V Conferência Geral. Uma jornada em conjunto das diversas vocações do Povo de Deus”. O caminho proposto pela Assembleia compreenderá três instâncias de preparação: a espiritual, a escuta e o encontro.

Assista ao vídeo:

 

Papa Francisco envia mensagem à Assembleia Eclesial

Em mensagem à Assembleia, o Santo Padre ressaltou a importância da realização do evento em união com a Igreja, por “sermos todos povos de Deus”. Confira a mensagem do Pontífice:

Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) | Vatican News