Convocada a 71ª Congregação de Procuradores da Companhia de Jesus


O Padre Geral, Arturo Sosa, convocou a 71ª Congregação de Procuradores da Companhia de Jesus, que acontecerá em Loyola (Espanha), de 16 a 23 de maio de 2022. Sob o tema Ver novas todas as coisas em Cristo, a Congregação ocorrerá dentro do Ano Inaciano, que celebra os 500 anos da conversão de Santo Inácio, e será precedida por uma semana de Exercícios Espirituais para os participantes.

Antes de 15 de janeiro de 2022, as Províncias devem realizar a Congregação Provincial para eleger o Procurador que será seu representante em Loyola. Cada Procurador deverá visitar os jesuítas e as obras de sua Província a fim de preparar um relatório da situação e que permita responder às perguntas feitas pelo Geral. Dois temas serão tratados: uma leitura orante sobre a vivência das Preferências Apostólicas Universais na Província e a pastoral com os jovens e seu envolvimento com a Promoção Vocacional. 

O Provincial também pode apresentar temas para serem tratados, e os jesuítas podem apresentar postulados para a Congregação Provincial, que serão avaliados em sua relevância por uma equipe prévia.

Em sua convocatória, Pe. Arturo Sosa ressaltou a importância do evento para a Companhia de Jesus na discussão dos desafios da missão jesuíta e da Igreja. “A Congregação pode ser um momento em que examinamos juntos as luzes e sombras da Companhia, os desafios particulares que enfrentamos e a ação do Espírito Santo, que nos chama a uma generosidade cada vez maior no serviço de Igreja e nosso mundo. Não há dúvida de que um dos maiores desafios que nosso mundo enfrenta é a Covid 19, cujas consequências continuarão conosco no futuro próximo”, disse o Padre Geral.

A Congregação Provincial da Província do Brasil deve ser convocada em breve.

Fonte: Cúria Geral