Cúria Geral lança série de vídeos sobre santos jesuítas

Vídeo sobre o legado de São Pedro Claver abre a série

A fim de valorizar o legado dos santos jesuítas, a Cúria Geral inaugurou, nesta primeira semana do ano, uma série de vídeos dedicada à vida desses personagens que marcaram a história da Companhia de Jesus e o mundo. 

“As pessoas hoje precisam de exemplos, precisamos de incentivo em nossas vidas”, disse o Pe. Pascual Cebollada, Postulador Geral da Companhia de Jesus, acrescentando que: “A vida nos apresenta muitos desafios. Ela ajuda a olhar para trás, para os santos que nos inspiraram, como São Francisco Xavier, missionário do século XVI que inspirou tantos jovens a entrar na Companhia de Jesus, ou São Luís Gonzaga, o jovem santo jesuíta que morreu de peste enquanto estendia a mão abnegadamente para as vítimas da doença”. Para ele, os santos são pessoas que levaram a esperança e o amor de Deus para a sociedade de suas épocas, e podem ser modelos de generosidade para os nossos tempos.

A ideia para a série teve início quando o produtor e apresentador Luca Pirola, integrante do Gabinete de Comunicação da Cúria Jesuíta, ficou fascinado com os retratos de muitos santos, pendurados em uma sala na Cúria, em Roma (Itália). “Este tem sido um projeto incrível de se trabalhar. […] Sei que, em minha própria vida, me beneficiei por ter pessoas que foram exemplos de como viver uma vida boa. Estamos todos em uma jornada e cada um de nós precisa de ajuda ao longo do caminho”, declarou Luca.

A série, que terá um novo episódio disponibilizado a cada duas semanas, olha para os Santos e traça paralelos com a vida moderna. Serão apresentados: São Pedro Claver, que trabalhou em Cartagena (Colômbia) com escravos negros e pode contribuir sobre o assunto Vidas Negras importam; o venerável Rutilio Grande, que lutou pelos direitos humanos em El Salvador e pode falar sobre a busca pela democracia na atualidade; São Luís Gonzaga, que ajudou as vítimas da peste em Roma (Itália), e tem muito a nos dizer em uma época de pandemia; São Francisco Xavier, que foi missionário na Ásia e pode nos ajudar a compreender este mundo cada vez mais globalizado; e Santo Alberto Hurtado, que dedicou uma energia particular para apoiar os pobres do Chile e pode nos auxiliar a entender como enfrentar a crise econômica e social.

LEGENDA EM PORTUGUÊS

O primeiro vídeo é inteiramente realizado em inglês. Para acionar o recurso de tradução do Youtube, basta clicar na engrenagem presente no canto inferior direito da barra de vídeo, selecionar a opção inglês, e, logo após, clicar na opção traduzir automaticamente. Uma lista de idiomas aparecerá na tela, basta procurar pela língua portuguesa e selecionar a opção.

 

 

Fonte: Site da Cúria Geral