Nota de pesar pelo falecimento do Pe. José Odelso Schneider

Durante 62 anos, o jesuíta teve sua vida dedicada a Companhia de Jesus

Pe. José Odelso Schneider, SJ, faleceu na manhã desta segunda-feira, 21/12, aos 83 anos de idade. Sua história de vida esteve a maior parte do tempo ligada à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde atuou ao longo de cinco décadas em diversas funções, entre elas: professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho – Cooperação e Solidariedade, editor da revista Economia Solidária e Ação Cooperativa (ESAC) e colaborador no Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Pe. Odelso, como era chamado entre amigos, era conhecido por ser um grande “apóstolo” do cooperativismo, tinha vários textos publicados sobre o tema.

O jesuíta nasceu em São Pedro da Serra (RS), em 8 de outubro de 1937, e ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus, no município de Pareci Novo (RS), em 28 de fevereiro de 1958, aos 21 anos de idade. Após os primeiros votos, entrou para a Faculdades Cristo Rei,  em São Leopoldo (RS), onde conquistou seu bacharelado em Filosofia.

Pe. Odelso também cursou quatro anos de estudo de Sociologia e Política, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Após concluir essa formação, foi destinado para o mestrado em Ciências Sociais no Instituto Latinoamericano de Doctrina y Estudios Sociales (ILADES), em Santiago (Chile), onde permaneceu por três anos. No ILADES, o jesuíta foi professor complementar de Sociologia para alunos bolsistas que tinham mais dificuldade na área de Ciências Sociais. Cursou o doutorado entre 1988 e 1990, na Facoltà di Scienze Sociali da Pontifícia Università Gregoriana de Roma (Itália).  

Entre as missões exercidas ao longo dos anos, Pe. Odelso atuou também como coordenador de diversas edições do curso de Especialização em Cooperativismo – CESCOOP e CEGECOOP (entre 1998 a 2012), coordenador do Instituto Multifuncional CEDOPE – Centro de Documentação e Pesquisa (1997-2001), coordenador da Série Cooperativismo da Revista Perspectiva Econômica (1978-2005) e da Série Cooperativismo de Cadernos CEDOPE (1997-2002). Integrou a comissão de elaboração do Projeto de implantação do Mestrado em Estudos Ibero-Americanos (1986). Cabe destacar que cada uma dessas funções confiadas ao Pe. Odelson sempre foram exercidas com grande dedicação e competência.

Devido ao cenário provocado pela pandemia, o velório foi restrito a membros da comunidade jesuíta. O sepultamento aconteceu na noite de ontem, 21, no Cemitério dos Jesuítas, em São Leopoldo (RS).

A Província dos Jesuítas do Brasil lamenta o seu falecimento e se solidariza com sua família e a todos que caminharam ao seu lado.