Seu imposto em favor de projetos sociais

Participe desse movimento por um mundo melhor e mais justo destine até 6% do Imposto de Renda

Em dezembro, a Companhia de Jesus deu início à segunda campanha Somos Um e, Juntos, Somos Muitos. Por meio dessa iniciativa, o contribuinte pode doar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) devido para obras sociais jesuítas e deduzi-lo na declaração completa de 2021. Esse modelo permite a destinação de até 6% do IR para a Fundação Fé e Alegria, unidades de Montes Claros (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS)*, e para o Restauro do Teatro do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ). Todos os projetos estão aptos para receber a doação via Conselhos da Criança e do Adolescente e leis de incentivo.  

Além da contribuição incentivada, feita por intermédio da destinação do IR, qualquer pessoa pode apoiar as ações contribuindo de forma direta, a partir de 10 reais, pelo cartão de crédito ou boleto bancário. Aqueles que não puderem doar, podem contribuir com a Campanha divulgando-a para seus contatos e em suas redes sociais.

Fundação Fé e Alegria, “o trabalho começa onde o asfalto termina”

Desde 1981, a Fundação Fé e Alegria atua no Brasil com o compromisso de levar assistência social e educação de qualidade a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e, em 2019, atendeu mais de 10 mil pessoas. Presente em 14 estados brasileiros e pertencente à Federação Internacional Fé e Alegria (FyA), a organização sem fins lucrativos integra as instituições da Companhia de Jesus e busca contribuir com o futuro de milhares de pessoas, colaborando com a construção de uma sociedade democrática, justa e solidária por meio da educação popular. Ao redor do mundo, a FyA já atendeu cerca de 1,5 milhão de pessoas em 22 países da América Latina, Europa e África.

Com a premissa de caminhar junto aos empobrecidos da sociedade, uma das quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, as unidades de Fé e Alegria estão localizadas em regiões marcadas pela desigualdade social: no distrito de Grajaú, zona Sul da capital paulista, apenas 47% da população concluiu o Ensino Fundamental, segundo a última pesquisa DNA Paulistano. No bairro Carmelo, periferia de Montes Claros (MG),   os índices socioeconômicos e de escolaridade também são insatisfatórios, de acordo com pesquisas sobre Mapeamento da Desigualdade. Por fim, um estudo publicado pelo Observatório POA identificou que a região de Farrapos, em Porto Alegre (RS), concentra uma das maiores taxas de analfabetismo da capital gaúcha. 

Além desses dados alarmantes, a pandemia da covid-19 tem sido devastadora para pessoas de baixa renda. Com as atividades presenciais paralisadas, a Fundação Fé e Alegria tem se empenhado para amparar os atendidos, que se encontram em situação de vulnerabilidade em diversos pontos do País, e distribuiu milhares de cestas básicas, itens de higiene pessoal e alimentos ao longo de 2020.

As doações feitas para a Fundação Fé e Alegria são essenciais para manter e ampliar os projetos desenvolvidos, especialmente, na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, a principal frente de trabalho mantida pela instituição. Toda ajuda é bem-vinda e vital para garantir o atendimento e a alimentação de mais de 10 mil beneficiados pelas unidades.

“Agradeço à Fundação Fé e Alegria, aos educadores e à equipe por cada momento vivido, cada aprendizado e sabedoria. Foi uma experiência muito boa com cada pessoa que conheci aqui e mais uma vez agradeço por todas as conquistas e por ter aprendido a sonhar e ter força para correr atrás de cada um de meus objetivos”, Andressa dos Santos Reis, 18 anos, ex-educanda de Fé Alegria, que atualmente está cursando graduação em Administração de Empresas e já conseguiu um estágio. 

Teatro do Colégio Anchieta (RJ), um patrimônio histórico e cultural

Localizado em Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o Teatro do Colégio Anchieta tem mais de um século de existência e é considerado um patrimônio histórico. Desde a sua inauguração, o local sempre manteve ativa sua vocação artística-cultural, um dos pilares da pedagogia inaciana que contribui com o desenvolvimento do aprendizado e da formação integral. 

O espaço é visitado por turistas do mundo todo, figurando como um cartão postal da cidade e beneficiando o colégio e toda a comunidade do entorno. Com 995,95m² de área construída e capacidade para 500 lugares, seu interior foi decorado com afrescos pintados pelo artista italiano Arnaldo Mecozzi (1876-1932). O pano de boca de cena foi elaborado pelo Pe. Vicente Prosperi, cuja pintura representa a última visita do São José de Anchieta ao Rio de Janeiro, em 1594.

Atualmente, apesar de não apresentar problemas estruturais e ter sua beleza original preservada, o desgaste do tempo causou infiltrações na parte interna do prédio, fissuras nas paredes e deteriorações nas pinturas,  exigindo reparos. O projeto, que será viabilizado por meio de doações incentivadas, visa solucionar os problemas relacionados ao espaço físico do complexo, modernizando e restaurando o Teatro.

Além do restauro, o projeto prevê uma ação de Educação Patrimonial para moradores da região, cujo objetivo é ampliar a compreensão dos conceitos históricos e sociais do universo cultural, bem como a importância da preservação e da valorização desses locais. 

Como doar?

O processo de doação via Imposto de Renda é 100% digital, automatizado e seguro.

Para doar para as unidades de Fé e Alegria em Montes Claros e São Paulo, e para a restauração do Teatro do Colégio Anchieta, confira o passo a passo abaixo e veja como é fácil contribuir: 

  1. Acesse a página de campanha somosum.abraceumacausa.com.br
  2. Na calculadora da lateral direita, simule seu potencial para destinar até 6% do valor de IRPF devido. Caso não seja um doador via IRPF, faça uma doação direta, por cartão de crédito ou boleto bancário.
  3. Faça seu login ou cadastre-se na página. Seus dados permanecerão em total sigilo.
  4. Escolha o meio de pagamento e finalize sua doação.
  5. Você receberá todos os documentos para facilitar sua declaração do Imposto de Renda, no próximo ano.

Em 2021, após declarar o Imposto de Renda no modo completo, o contribuinte é informado sobre o valor a pagar ou a restituir. Em caso de restituição, o recebimento acontecerá de acordo com o cronograma estabelecido pela Receita Federal do Brasil, publicado no site oficial do Governo e divulgado na imprensa.

Veja como destinar seu IRPF para a unidade de Fé e Alegria em Porto Alegre (RS).

  1. Acesse a página da Prefeitura de Porto Alegre doacoes.prefeitura.poa.br/projeto/1527
  2. Clique em Doar para Este Projeto.
  3. Faça um breve cadastro e clique em Prosseguir para Doação. Seus dados permanecerão em total sigilo.
  4. Preencha o campo aberto com o valor que pretende doar e aperte o botão Gerar Boleto.
  5. Baixe o boleto e efetue o pagamento.
  6. Você receberá todos os documentos para facilitar sua declaração do Imposto de Renda, no próximo ano.

Além da destinação do imposto, é possível apoiar os projetos efetuando uma doação direta, a partir de apenas 10 reais, e também compartilhar a campanha nas redes de contato.

Para dúvidas, entre em contato com mobilizacao@jesuitasbrasil.org.br ou pelo WhatsApp +55 11 3956-6484.


Essa matéria foi publicada na 72ª Edição do informativo Em Companhia (Dezembro. 2020). Quer ler a edição completa? Então, clique aqui!