Anchietanos se mobilizam e fazem doações para Fé e Alegria de Porto Alegre

Rede solidária reforça o compromisso jesuíta de tornar o mundo um lugar mais inclusivo, justo e fraterno

Apesar da pandemia, o ano de 2020 foi marcado por importantes articulações solidárias na comunidade Jesuíta de Porto Alegre (RS), especialmente para o Centro Social de Educação e Cultura Farrapos, unidade gaúcha da Fundação Fé e Alegria. Além da recente parceria com a Universidade Vale dos Sinos (Unisinos), a Associação dos antigos alunos do Anchieta (4A) e a Associação de pais e mestres do Colégio Anchieta (APM) de Porto Alegre se uniram para apoiar os projetos sociais desenvolvidos pelo Centro Social e, juntas, viabilizaram a doação de cerca de 26 mil reais.

A quantia foi arrecadada por meio de uma gincana que mobilizou formandos dos anos de 1967 a 2019. Na ocasião, o grupo também arrecadou 1,6 mil peças de roupas, 200 cestas básicas, 320 marmitas e 100 máscaras de proteção. O coordenador da unidade de Fé e Alegria de Porto Alegre, Ir. Edilberto Feitosa, SJ, falou sobre a importância da missão jesuíta na parceria anchietana: “A formação desta rede solidária em meio à pandemia do coronavírus reforça o compromisso jesuíta de tornar o mundo um lugar mais inclusivo, justo e fraterno”.

Conforme explicou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa do Colégio Anchieta e membro da 4A, Marcio Longhi, o engajamento e a parceria das famílias anchietanas, que acompanham e apoiam o trabalho de Fé e Alegria, são essenciais para a expansão dos serviços que beneficiam centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Cabe-nos, como comunidade anchietana formada pelos jesuítas, colaboradores, alunos, famílias e antigos alunos, o exercício da solidariedade. Queremos retribuir à sociedade de Porto Alegre, representada na Vila Farrapos pelo Fé e Alegria, um pouco do que somos e recebemos, movidos pela gratidão que nos conduz ao fazer empático e solidário. Nossa instituição pretende continuar formando pessoas que sejam capazes de ser mais com e para os demais, inspirados no princípio da espiritualidade inaciana do Magis”, ressaltou.

Ações de solidariedade como esta servem de inspiração para aqueles que têm interesse em aderir às causas sociais, seja por meio da divulgação dos projetos de Fé e Alegria, campanhas de arrecadação, doações ou mesmo com trabalho voluntário.

Fonte: Fundação Fé e Alegria