A oração pode mudar a realidade e os corações, afirma Francisco

O Papa é um homem de oração e a videomensagem testemunha isso com imagens tiradas dos momentos mais emocionantes de 2020

O vídeo com a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de dezembro foi divulgado nesta terça-feira, 1. Em um ano marcado pela pandemia da covid-19, o Santo Padre recordou que “o coração da missão da Igreja é a oração” e destacou que rezar é a chave para que possamos entrar em um diálogo pessoal com o Pai. “Cada vez que lemos uma pequena passagem do Evangelho, escutamos Jesus que nos fala. Conversamos com Jesus. Escutamos Jesus e respondemos. E isso é a oração”, explicou o Pontífice.

O Papa é um homem de oração e a videomensagem testemunha isso com imagens tiradas dos momentos mais emocionantes de 2020: a oração pela pandemia na Praça São Pedro vazia, sua peregrinação ao crucifixo de São Marcelo na Via del Corso, no centro de Roma, os momentos de recolhimento diante do ícone bizantino da Salus Populi Romani na Basílica Romana de Santa Maria Maior. Para Francisco, a oração não se reduz apenas a um espaço ou momento de contemplação interior. Ele recorda que, por meio de uma vida de oração, é possível mudar a realidade e mudar nossos corações. A oração sempre produz uma mudança. O Santo Padre ainda advertiu: “podemos fazer muitas coisas, mas sem oração não funciona”.

O Vídeo Papa deste mês termina com o convite especial de Francisco à oração, em que ele guarda silêncio por alguns momentos, durante a Audiência com a Rede Mundial de Oração do Papa, por ocasião do seu 175º aniversário.

O padre Frédéric Fornos, SJ, diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, lembrou a ocasião: “Foi um dos momentos mais intensos da celebração. O Santo Padre convidou a um longo tempo de oração, na Sala Paulo VI, em um imponente clima de silêncio e recolhimento com mais de 5 mil pessoas. E aí ele deixou bem claro que a oração e a missão da Igreja estão intimamente ligadas”.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa