Companhia de Jesus na América Latina e no Caribe unida pelo Pacto Educativo Global

A assinatura do compromisso acontecerá em um evento online, em 12 de dezembro

A Companhia de Jesus, por meio da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL), juntamente com as comunidades, obras e presenças apostólicas na região atenderam ao apelo do Papa Francisco e uniram-se pelo Pacto Educativo Global (PEG). A assinatura do compromisso acontecerá em um evento online, em 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

O pacto foi lançado oficialmente pelo Santo Padre, em outubro deste ano, com o objetivo de unir o mundo em prol do Direito Universal à Educação de Qualidade (DUEC). A proposta do PEG considera a percepção religiosa do ato de educar, pautada na tradição católica e na leitura da Escritura, bem como uma percepção sociopolítica. O documento concentra-se em ampla aliança, na qual somos convidados a colocar no centro das discussões o tema da educação, e assumir responsabilidade em processos educativos.

Alguns dos principais pontos e objetivos propostos pelo PEG giram em torno de uma mudança na educação em escala mundial, para que seja criadora de fraternidade, paz e justiça, exigência ainda mais urgente neste tempo de pandemia; do compromisso com as gerações jovens por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão; e estimular a criatividade e a responsabilidade por projetos de longo prazo e treinar as pessoas disponíveis para servir a comunidade.

Comprometidos com a iniciativa, a CPAL uniu-se a Edições SM Colômbia (Societas Mariae, SM) e, nesta quarta-feira (25), às 12h (horário de Brasília), apresentam o webinar intitulado “Como ajudar a construir o Pacto Educativo Global?”. O evento terá as participações de Augusto Ibañez, diretor de Projetos Educacionais Especiais da SM Espanha, e Pe. Luiz Fernando Klein, Delegado de Educação da CPAL. Ambos explicarão as ações que a cidadania global pode implementar para apoiar o pacto, que consiste em reverter a crise atual e promover a mudança educacional. A transmissão poderá ser acompanhada pelo Facebook.

Para saber mais sobre o Pacto Educativo Global, acesse: https://bit.ly/2KnOr6R

Fonte: Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL)