Observatório das Religiões lança livro sobre os desafios do fundamentalismo

Evento acontece na próxima segunda-feira, 23, e será transmitido pela internet

Na próxima segunda-feira, 23 de novembro, às 16h, acontecerá o lançamento do livro Desafios dos fundamentalismos. O evento será transmitido ao vivo por meio da plataforma Google Meet. O volume faz parte da série Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo, que recolhe a produção acadêmica do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife (PE), com sede na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

A obra traz os textos selecionados para o III Seminário do Grupo de Pesquisa Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo, que estava previsto para acontecer na Unicap em abril de 2020, mas precisou ser adiado para o próximo ano por conta da pandemia. A coletânea pretende subsidiar os debates desse evento, almejando contextualizar uma onda de religiosidade reacionária, buscando aprofundar o seu significado e apontar pistas para a sua terapeutização, desde um princípio teórico pluralista e dialogal.

As edições anteriores do Seminário investigaram práticas de diálogo inter-religioso emergentes no Brasil, discernindo uma mística transreligiosa para o nosso tempo de transformações culturais e entre-lugares espirituais. Os seminários do grupo do qual o Observatório da Unicap faz parte, junto com grupos que pesquisam sobre diálogo inter-religioso na PUC-Minas e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), buscam abrir horizontes de compreensão da diversidade religiosa e sedimentar conceitos para a promoção da coexistência espiritual.

Devido à interface sociopolítica do tema previsto para o III Seminário, foram estabelecidas parcerias com os grupos que estão trabalhando a questão na Unicap e, especialmente, com o Observatório de Justiça Socioambiental dos Jesuítas, que articula Fóruns Inter-religiosos com Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas das Universidades inacianas, acreditando que o diálogo inter-religioso e intercultural é chamado a criar ambiência mística de compromisso, entre e para além das tradições de fé, com a frente ecumênica e ecológica do cuidado com a Casa Comum.

O livro articula três conjuntos de textos: o primeiro corresponde às palestras previstas, sobre Princípio Pluralista e Fundamentalismo Religioso, por Cláudio Ribeiro, com Reações e Debate de Roberlei Panasiewicz e Gilbraz Aragão; sobre Diálogo Inter-religioso e Espiritualidade Transreligiosa, por Marcelo Barros; e sobre Justiça Socioambiental e Diálogo Espiritual, pelo Pe. José Ivo Follmann, SJ.

O segundo grupo de textos corresponde às comunicações previstas para o Seminário, em Mesas de Partilhas de Casos: de Pesquisas, aprofundando alicerces conceituais e lógicos para um Princípio Pluralista na compreensão do mundo religioso; e de Experiências, tirando lições de práticas exitosas e traumáticas na promoção do respeito à diversidade cultural e religiosa. Por fim, o terceiro grupo corresponde às resenhas dos livros cujos lançamentos foram articulados para o evento.

Após o lançamento, o livro virtual estará disponível para a comunidade acadêmica e os militantes do diálogo inter-religioso.