SJMR Brasil lança Relatório Anual 2020

Documento detalha ações do serviço durante o ano de 2019

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil (SJMR) lançou, em 1º de setembro, o Relatório Anual 2020. O documento apresenta dados, informações, recortes dos atendimentos e um detalhamento dos projetos e ações que foram desenvolvidos, no último ano, nos cinco escritórios do SJMR no País: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

O diretor nacional, Pe. Agnaldo Júnior, destacou que o documento traz à tona os esforços das equipes que, no ano de 2019, realizaram 31.106 atendimentos a pessoas migrantes e refugiadas em todo o Brasil. “Intensificamos nossas ações de acolhida, proteção e integração dos migrantes voluntários e forçados, solicitantes de refúgio e refugiados no Brasil. São milhares de vidas que foram transformadas e seguem transformando outras em um efeito positivamente multiplicador”, disse o jesuíta.

O relatório ressalta o contexto mundial extremamente preocupante em se tratando do sofrimento que implica a mobilidade humana forçada, “sobretudo quando as pessoas se deparam com barreiras e políticas restritivas aplicadas por muitos países”. O SJMR reafirma seu compromisso de pensar na acolhida e na integração dos migrantes e refugiados, que, apesar das dificuldades enfrentadas, conseguem chegar a um país seguro.

O Relatório Anual 2020 pode ser acessado por meio do hotsite especial: https://sjmrbrasil.org/relatorio/