Cristãos se unem para o Tempo da Criação

A celebração teve início em 1º de setembro e se estende até 4 de outubro. Confira a programação no Brasil

Todos os anos, o Tempo da Criação é celebrado por dezenas de milhares de cristãos em todo o mundo. Durante esse tempo, são promovidas ações e orações pela proteção da criação de Deus.

A celebração teve início em 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e se estende até 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, que é o padroeiro da ecologia em muitas tradições.

Trata-se de um momento especial, dedicado ao Criador e ao próximo. Alguns oram, outros realizam projetos ou promovem ações, unidos em torno de um objetivo único, que é proteger a Casa Comum.

Este ano, por meio do Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC), a Rede de Promoção de Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (RPJSA) foi convidada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral para animar o Tempo da Criação no Brasil. Para isso, a Rede constituiu um grupo de trabalho que está articulando e promovendo uma série de ações ao longo desse tempo. O grupo é composto pela secretaria executiva do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), pelo Instituto Humanitas Unicap, pelo Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT), pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e pelo Centro MAGIS Amazônia.

As ações são diversificadas e realizadas totalmente em ambiente virtual, inclui seminários, ciclos de debates, vigília etc. A programação completa você confere aqui.