Província dos Jesuítas do Brasil lança Relatório Socioambiental 2019

Documento amplia visibilidade e o reconhecimento sobre as ações sociais da Província

Prestes a completar seis anos de criação, a Província dos Jesuítas do Brasil lançou, na última sexta-feira, 14 de agosto, o seu Relatório Socioambiental 2019. O documento oferece uma visão das múltiplas frentes de atuação da Companhia de Jesus no País, no que diz respeito à Rede de Promoção da Justiça Socioambiental.

 “Agradeço à equipe que organizou esta publicação por ter usado este meio para provocar a nossa Província, desde o ano de 2019, a entrar em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais, bem como reavivar o nosso compromisso com o tema da Campanha de Fraternidade 2019, cuja pauta são as políticas públicas”, destaca o Pe. Mieczyslaw Smyda, Provincial do Brasil.

Ao longo de 80 páginas, o leitor é levado a conhecer um trabalho vasto e desenvolvido em rede, que se estende da espiritualidade e do acesso à educação e promoção de condições dignas de vida à proteção e defesa da Casa Comum. Trata-se de um “retrato” do trabalho de milhares de pessoas – jesuítas, colaboradores e leigos (as) – em diversas frentes, cujos objetivos, embora distintos, estão em concordância com as Preferências Apostólicas Universais e convergem para a Missão da Companhia de Jesus no Brasil.

 “A gestão e a administração desse contingente de pessoas e de projetos nos exigem muita escuta e sensibilidade para discernir o que, quando, como e onde apoiar, tendo em vista quem mais precisa. Quais projetos necessitam mais, impactam maior número de pessoas, têm maior relevância em seu propósito?”, diz Pe. João Geraldo Kolling, Administrador Provincial, acrescentando que “Ao longo do tempo, temos aprimorado a nossa gestão, tendo adotado um trabalho pautado pelo profissionalismo, com planejamento, monitoramento, acompanhamento de pessoas e de projetos, sempre atentos aos resultados da incidência na vida das pessoas”.

Ao olhar as conquistas, os avanços e os aprendizados do último ano, Pe. José Ivo Follmann, Secretário para Justiça Socioambiental da Província, comemora “Colhemos diversas manifestações de grande sintonia com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, já em 2019, e a disposição para aprofundar iniciativas em curso. São pequenos exemplos da vida exuberante expressa nos projetos desenvolvidos em múltiplos espaços do território nacional.”

Para fazer o download do relatório completo, clique aqui.