A vida e a espiritualidade de Santo Inácio para os dias de hoje

Somos convidados a contemplar a realidade, para discernir e alcançar a confiança no Senhor

Para marcar o mês inaciano, o Em Companhia preparou uma edição especial sobre como a vida e a espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, podem nos servir de inspiração e nos encher de esperança de que dias melhores virão.

A vida de Santo Inácio, cuja memória celebramos em 31 de julho, é um testemunho eloquente de como a graça divina tem o poder de fazer-nos homens e mulheres novos(as). Trata-se de uma data muito importante para os jesuítas de todo o mundo, para aqueles que vivem a espiritualidade inaciana e para as obras e instituições pertencentes à Ordem religiosa. Toda a família inaciana se alegra com os ensinamentos deixados pelo jesuíta e reconhece que é um legado para toda a Igreja.

Especialmente neste ano, enfrentamos rompimentos das “normalidades”. O distanciamento social e o cuidado com a higiene se tornaram prioridades na vida em sociedade. Reconhecemo-nos pequenos e frágeis diante de um inimigo microscópico e, enquanto a humanidade aguarda uma vacina contra a doença, experimentamos o que muitos têm chamado de “novo normal”. A pandemia está remodelando a forma como nos relacionamos com o mundo, com o próximo e com nós mesmos. No entanto, será que estamos preparados para acolher esse novo tempo da melhor maneira? Como podemos dar novo sentido à nossa própria existência em meio a tempos tão difíceis? Como a vida e a espiritualidade de Santo Inácio podem inspirar a nossa caminhada cristã?

Somos chamados a olhar para nós mesmos e para o nosso entorno, inclusive, com todas as adversidades, de maneira positiva e contemplativa. Ver em tudo a ação de Deus Pai. É com esse olhar contemplativo da beleza do mundo que devemos caminhar e enfrentar as vicissitudes do momento em que vivemos, bem como de toda nossa vida.


Para nos ajudar nesse processo de reflexão e discernimento, na edição deste mês, convidamos alguns jesuítas com experiências diversas para refletir sobre o assunto no contexto da espiritualidade, da educação, da juventude, das paróquias, do cuidado com a Casa Comum etc.

Que possamos nos inspirar na vida de Santo Inácio, que deu tudo de si para servir a Deus. Que sejamos capazes de entregar tudo o que temos e somos e todas as nossas vontades para viver o plano de Deus para cada um de nós.

Confira a seguir os artigos:

Pe. Geraldo De Mori, SJ
Reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

Pe. José Abel de Sousa, SJ
Coordenador da Pastoral Universitária Anchieta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Pe. José Ivo Follmann, SJ
Secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil

Pe. José Laércio Lima, SJ
Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil

Pe. José dos Passos da Silva, SJ
Secretário da Rede Diakonia: Paróquias, Igrejas e Santuários da Província do Brasil e pároco da Paróquia São Francisco Xavier, Belo Horizonte (MG)

Pe. Odair José Durau, SJ
Coordenador do Eixo dos Exercícios Espirituais do Programa MAGIS Brasil