Novo diretor geral do Colégio dos Jesuítas é empossado

Cerimônia contou com a presença do Provincial dos jesuítas, padre Mieczyslaw Smyda

O professor Edelves Rosa Luna na cerimônia de posse

Em Celebração Eucarística na Capela Santo Inácio, tomou posse como novo diretor geral do Colégio dos Jesuítas o professor Edelves Rosa Luna, no dia 25 de julho. O educador substitui o padre Mário Sündermann, que assume a Direção Geral do Colégio Loyola, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Observando as orientações sobre a covid-19 dos órgãos de saúde e da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), antes da cerimônia cada participante recebeu um kit com álcool em gel e máscara. Estiveram presentes o Provincial dos Jesuítas do Brasil, padre Mieczyslaw Smyda, que presidiu a Celebração, o diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), Irmão Raimundo Barros, a Equipe Diretiva do Colégio, o Orientador Espiritual da instituição, padre Gerardo Cabada, e uma reduzida equipe de apoio. Utilizando uma plataforma digital, alguns convidados também marcaram presença no evento.

O Provincial, padre Mieczyslaw Smyda, presidiu a cerimônia de posse

O Provincial desejou ao professor Edelves que a nova missão seja ocasião, acima de tudo, para usar seus talentos e dons para liderar e incentivar. “E que cresça com ânimo, preparando os estudantes para a vida”. Ele também agradeceu o tempo de serviço prestado pelo Pe. Mário à instituição e destacou a importância do companheirismo na missão entre o antigo e o novo diretor no processo de transição. “Que Deus nos dê muita força e muita paz neste caminho”, disse o jesuíta.

Edelves tem experiência no Apostolado Educativo da Companhia de Jesus. O novo diretor geral trabalhou como professor e gestor no Colégio Loyola, em Belo Horizonte, foi educador na Rede Pública Estadual de Ensino e Secretário de Estado Adjunto de Educação de Minas Gerais. Cursou Mestrado Profissional em Gestão Escolar, desenvolvido em parceria pela RJE e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), instituição jesuíta em São Leopoldo (RS).

O já empossado partilhou sua gratidão e alegria diante da nova missão. “Manifesto minha profunda alegria em retornar às fileiras educativas da Companhia de Jesus, servindo no Colégio dos Jesuítas. Favorecer a continuidade de uma educação que permita que o nosso centro de aprendizagem seja referência para toda a comunidade de Juiz de Fora e aprofundar o sentido de ser de um colégio jesuíta nos norteará nas ações cotidianas, testemunhando a tradição e inovação próprias. Conto com orações, apoio e ações dos nossos estudantes, seus familiares e toda a nossa comunidade educativa”, destacou Edelves.

Na parte final da celebração, irmão Raimundo leu o documento do Provincial, que nomeava o novo diretor geral do colégio. Estudantes, suas famílias e educadores foram convidados a dedicar, de suas casas, parte do seu dia a um Momento de Oração e Ação de Graças pelas novas missões que estão sendo iniciadas nos colégios da RJE em Minas Gerais. 

Leia a matéria completa em: https://bit.ly/3k1nAuB