Campanha: ENEM SOCIAL CONECTADO


Nesses tempos de pandemia, o direito de aprender tem sido assegurado por meio da conectividade. Pensando nisso, o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP) está promovendo uma campanha de financiamento coletivo para auxiliar cerca de 300 estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas, que precisam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. A Organização Não-Governamental (ONG) de educação da Companhia de Jesus destinará essa ajuda a estudantes da cidade de Salvador (BA), área em que atua, que estão sem aulas e sem acesso à internet.

Com a suspensão do período letivo presencial das redes públicas e privadas de educação em todo o Brasil, por consequência da pandemia da covid-19, os desafios educacionais já existentes para os estudantes de baixa foram amplificados. A transição forçada para o ensino remoto esbarra num cenário de exclusão digital e falta de recursos adequados à preparação para o ingresso na universidade. 

Na tentativa de reduzir alguns danos e democratizar o acesso ao ensino superior, o CEAP organizou a campanha de financiamento coletivo intitulada ENEM SOCIAL CONECTADO, que consiste em um curso preparatório totalmente online, coordenado pelo próprio corpo técnico-pedagógico da ONG, ministrado por professores especialistas e com experiência de atuação junto às classes populares. 

Entre os meses de setembro a dezembro, os estudantes poderão contar com aulas audiovisuais gravadas, transmissões ao vivo agendadas, podcasts autorais, realização de curadoria de material e prestação de tutoria remota. A proposta contempla as quatro áreas de conhecimento exigidas no exame (Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza e suas tecnologias) e prevê, também, subsídio mensal, por quatro meses, de chip de acesso a dados móveis para conexão à internet. 

 

Critérios de participação dos beneficiários:

– Ser estudante do 3º ano de Ensino Médio da rede pública de ensino; 

– Possuir renda per capta familiar de até 1 ½ salário mínimo; 

– Ser residente na cidade de Salvador (BA) ou na sua região metropolitana;

– Ordem de Inscrição online no site do CEAP; 

– Upload dos documentos comprobatórios; 

– Apresentar comprovante de inscrição no ENEM 2020. 

 

Para conhecer mais detalhes da proposta e apoiar essa campanha, basta acessar o link:  https://www.apoia.se/enemsocialconectado 

Para saber mais sobre o CEAP, acesse: www.ceap.org.br 

Fonte: Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP)