Jesuíta lança livro que ajuda a população a se preparar para as eleições

Com base nos exercícios espirituais de Santo Inácio, a obra do Pe. Cristian Peralta oferece uma visão cristã da política

Auxílio ao discernimento eleitoral é o nome do livro escrito pelo padre jesuíta Cristian Peralta e lançado recentemente na República Dominicana. Com base nos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola e na Doutrina Social da Igreja, a obra oferece uma visão cristã da política e missão do cristão no que diz respeito a esse assunto.

Ao longo do livro, o autor recorre às regras de discernimento de Santo Inácio para ajudar a população a se preparar para as eleições, considerando a intenção do bem comum, a consolação e a desolação dos cidadãos e os critérios para identificar um candidato ruim. Ao final de cada capítulo, Pe. Peralta propõe uma série de perguntas a fim de estimular a reflexão pessoal. Por fim, reúne trechos do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, das encíclicas Evangelium Vitae, do Papa João Paulo II, e Evangelii Gaudium, do Papa Francisco. 

A ideia de escrever o livro surgiu do desejo do jesuíta de ajudar seus concidadãos a se prepararem para as eleições gerais em seu país, no entanto, a lógica e as propostas expressas podem ser de grande ajuda para a realidade de qualquer país da América Latina. Por enquanto, a obra está disponível apenas em espanhol. O download gratuito pode ser feito aqui neste link.