União em tempos de distanciamento

Veja as ações do Colégio São Francisco Xavier para que colaboradores, pais e alunos estejam unidos, mesmo que distantes

Diante da gravidade da situação que envolve a pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, vários países precisaram se unir para diminuir os efeitos devastadores da doença. Embora haja algumas divergências entre governantes, comunidade científica e empresários sobre as medidas de contenção do vírus, não é difícil encontrar gestos de amor e solidariedade em meio a tantos momentos de incertezas. A cada dia de isolamento social que passa, se faz mais necessária a união, a compaixão e a compreensão das dificuldades do próximo. 

Partindo do princípio de que só conseguiremos ressurgir em conjunto, o Colégio São Francisco Xavier (Sanfra), que integra a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), tem realizado algumas ações para que colaboradores, pais e estudantes estejam cada vez mais próximos, mesmo que distantes fisicamente.

Para os colaboradores, o Colégio criou o Projeto de Escuta Terapêutica (PET), com o objetivo de auxiliar os colaboradores que passam por alguma dificuldade emocional. Em uma ação conjunta entre a Psicologia Educacional e a Formação Cristã e Pastoral, estão sendo feitos atendimentos e escutas a fim de acolher sentimentos, sensações e apreensões acerca do momento atual. O PET propicia aos colaboradores um espaço de reflexão, ressignificação e alívio emocional, sem ter para tal um caráter clínico, porém terapêutico. Os atendimentos são realizados via telefone, aplicativos de mensagens instantâneas ou por plataformas de videoconferência, de acordo com a preferência do solicitante.

Ao público externo, ou seja, pais e Xaverianos, o Colégio São Francisco Xavier criou o Projeto de Acolhimento Terapêutico Escrito (PATE), um canal de acolhimento, acompanhamento e suporte emocional por meio da escrita. 

Pensando em expandir ainda mais o alcance de contribuição ao próximo, o Sanfra está desenvolvendo um projeto chamado ‘Movimento Junino Solidário’, que substituirá a tradicional festa junina. A campanha, que será realizada no mês de junho, busca arrecadar valores para quem mais precisa neste momento tão complexo.  Será criada uma página no site da instituição com as orientações para aqueles que desejarem fazer doações.

No campo pedagógico, foi criado o Projeto de Oficinas Lúdicas (POL), que tem como objetivo a proposta de oficinas às famílias dos Xaverianos de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. O conceito do projeto é transmitir a importância do trabalho de intervenção educativa para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança. As reuniões acontecem por meio da plataforma Teams e trará propostas de atividades, jogos, brincadeiras, conversas e histórias para que o desenvolvimento seja realizado para além das aulas on-line.

Além de ações efetivas para amenizar as angústias do momento atual, há também a criação de conteúdo por meio das redes sociais e site do Sanfra. Dentre as postagens estão vídeos de Xaverianos e professores em momentos de reflexão, orientações sobre higiene e comportamentos durante o período de distanciamento social e mensagens de esperança, sob o tema #SanfraCuida, para que os seguidores se sintam acolhidos e para que seja possível, junto a todos estes projetos, ressignificar a palavra união. 

Fonte: Equipe de Comunicação Sanfra