Parceria da Unicap oferece atendimento psicológico à população

Iniciativa foi ampliada por causa da pandemia de covid-19

O Instituto Humanitas, a ação CO-VIDA e o Curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) ampliaram o atendimento voluntário do Plantão Psi Co-vida Unicap e estão oferecendo apoio psicológico à população no período de pandemia. Por meio de um formulário online, os beneficiados podem escolher o dia e o horário disponível.

Inicialmente criado para atender os alunos da Unicap, o projeto foi expandido posteriormente para professores e funcionários. Com o aumento da rede de profissionais voluntários, que conta com 30 psicólogos professores, alunos de pós-graduação e ex-alunos de graduação, o Plantão Psi Co-vida Unicap pode atender a população em geral.

“O Plantão Psi Co-vida Unicap é uma modalidade de atendimento pontual para acolher, por meio de uma escuta sensível, as pessoas que estão em sofrimento psíquico por conta da pandemia. Desse modo, a Unicap entende a necessidade do momento e abre, também, essa possibilidade para a comunidade”, disse a coordenadora de estágio em Psicologia Clínica, Cirlene Sales da Silva.

O professor Ricardo Marques, coordenador do curso de Psicologia, ressaltou a importância da iniciativa de ampliar o atendimento à população, dado o momento de incerteza e medo que a pandemia de covid-19 tem causado.

“Entendemos que a pandemia entra num momento em que a saúde mental e o bem-estar da população se colocam como prioridade. Nós constatamos que as pessoas começam a precisar de atendimento, dado ao longo tempo de isolamento social, ao medo e a insegurança que vem junto com a Covid. Diante disso tudo, entendemos a importância e a necessidade da ampliação de atendimento do nosso plantão”, disse Ricardo Marques.

Fonte: Unicap