Novo Secretário para Juventude e Vocações é nomeado

Pe. Jean Fábio assume também os cargos de coordenador do Programa MAGIS Brasil e de diretor do Centro MAGIS Anchietanum

O Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, nomeou no final do mês de abril (24), o Pe. Jean Fábio Santana para os cargos de Secretário para Juventude e Vocações, coordenador do Programa MAGIS Brasil e diretor do Centro MAGIS Anchietanum, localizado em São Paulo (SP).

Padre Jean, que já tem um grande histórico de trabalho com jovens em sua caminhada como jesuíta, foi acolhido com alegria e generosidade pelos jovens e colaboradores do Programa MAGIS Brasil em sua nova função.

O jesuíta tem 44 anos de idade, ingressou na Companhia de Jesus em 1998 e foi ordenado sacerdote em 25 de julho de 2010. Ele é Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), e Bacharel em Filosofia e Teologia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte (MG). 

Em entrevista concedida ao Portal Jesuítas Brasil, o Pe. Jean falou sobre a sua nova missão na Companhia de Jesus. “Quando fui convidado a falar sobre minhas expectativas ao ser nomeado Secretário para Juventudes e Vocações e coordenador do Programa MAGIS Brasil, logo me veio à mente e ao coração uma das máximas de Santo Inácio de Loyola, que diz: ‘tudo é dom e graça de Deus’. Neste sentido, comecei a pensar que, entre tantas outras coisas, podemos também afirmar que toda a Criação é dom e graça de Deus; que podemos celebrar o advento da Religiosidade e da Igreja na história da humanidade como dom e graça de Deus; que podemos acolher o nascimento da Companhia de Jesus, no seio da Igreja Católica, como dom e graça de Deus; e, por fim, que podemos louvar o Programa MAGIS Brasil, enquanto instrumento apostólico dos Jesuítas do Brasil, junto às juventudes, como dom e graça de Deus. São enraizadas nestas afirmações que nascem minhas expectativas em relação à continuidade da missão do Programa MAGIS Brasil, tendo-me como seu novo coordenador. Desde 2014, exitosamente, o Programa MAGIS vem sendo expressão de dom e graça de Deus junto às juventudes brasileiras, procurando oferecer meios para que eles/elas possam vislumbrar diante de si um futuro cheio de esperança a partir da elaboração de um projeto de vida. Eu creio e ouso pressagiar que Nosso Senhor continuará derramando muitas graças sobre as juventudes pelo Brasil afora, através do apostolado da Companhia de Jesus realizado por meio do MAGIS. E creio, ainda, que tanto no enfrentamento dessa pandemia que se abate sobre nós, quanto na reorganização das nossas vidas pós-pandemia, o mesmo Deus que inspirou a criação do MAGIS Brasil, continuará capacitando-o de criatividade e luz divinas para que ele possa, nesse tempo de crise, procurar, abrir e encontrar caminhos novos para realizar sua missão junto às juventudes”.

O Pe. Jonas Caprini, que até então exercia essas três tarefas nos últimos seis anos, será destinado para uma nova missão na Companhia de Jesus.