Unicap abre inscrições para Programa de Voluntariado Universitário

Iniciativa consiste em ajudar pessoas em situação de rua durante a pandemia da Covid-19

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) está mobilizando estudantes, professores e demais funcionários da instituição a viver, durante o período de isolamento social, a experiência do Programa de Voluntariado Universitário (VOU). A iniciativa visa ajudar pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e conta com a parceria da Prefeitura do Recife, do Governo de Pernambuco e do Porto Social. 

De acordo com a Unicap, o VOU está apoiando as atividades do Coletivo Unificados pela Pop Rua, denominada como #TodosPelaRua. Caberá à equipe de voluntários oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de serviços como banho, higiene pessoal, lavagem e secagem de roupas, além de distribuição de refeições.

“Uma das formas de enfrentar de maneira positiva esse tempo de crise é se sentindo útil e produtivo”, disse o professor do curso de Engenharia da Complexidade João Elton de Jesus, que coordena o VOU e integra o Instituto Humanitas. “Em meio à pandemia de Covid-19, existem muitas pessoas que precisam de ajuda, pois estão em situação de extrema vulnerabilidade. O voluntariado é uma oportunidade para que possamos viver esse momento de forma positiva e fazer algo construtivo, colocando em prática os dons e habilidades para ajudar os outros e tornar o mundo um pouco melhor”, completou.

As atividades do grupo de voluntários serão realizadas no prédio anexo do antigo Liceu de Artes e Ofícios, na Praça da República, Centro do Recife (PE). A frequência nas atividades será realizada a partir da disponibilidade do voluntário, que terá acesso a uma escala com os horários das ações que estarão em andamento. No site  www.unicap.br/vou há mais informações sobre as atividades do coletivo, assim como um termo de voluntariado para oficializar a participação. É importante destacar que os voluntários não poderão estar no grupo de risco da Covid-19.

Fonte: Unicap