Colégio Anchieta vira ponto do drive-thru da vacinação contra gripe em Nova Friburgo (RJ)

Iniciativa proporcionou mais segurança e conforto aos idosos do município

A campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio do Rio de Janeiro, contou com uma importante adesão. O Colégio Anchieta, em parceria com a  Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Saúde, abriu seus portões para a imunização de idosos no município. Um sistema de drive-thru foi montado no pátio do colégio, modelo em que o público-alvo é vacinado sem sequer precisar sair do veículo.

A iniciativa aconteceu no dia 26/03 e teve como objetivo proporcionar aos idosos segurança e conforto, tendo em vista o momento difícil pelo qual passa a população em relação à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). A imunização na unidade escolar começou antes do horário previsto, que era às 9h, devido ao grande número de carros que compareceram ao local.

Vale lembrar que a vacina contra a H1N1 não protege contra a Covid-19, mas é aliada já que auxilia no diagnóstico, descartando casos de gripes pelos vírus que compõem a vacina (A-H1N1, A-H3N2 e B) e chama a atenção dos profissionais de saúde para investigar a infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, a vacina, ao imunizar contra a Influenza, reduz o número de casos que podem evoluir para pneumonia, por exemplo, levando pessoas a internações e a necessidade do uso de respiradores em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a H1N1 irá até o mês de maio. No entanto, em Nova Friburgo a imunização no esquema de drive thru está suspenso no momento, já que novos postos nos distritos foram abertos.

*Informações obtidas no dia 06/04/2020