Ex-aluno da Unicap cria plataforma com informações em tempo real sobre o Coronavírus

Além dos números de casos confirmados, letalidade e situações de cura, a ferramenta traz informações sobre prevenção

O ex-aluno do curso de Jogos Digitais da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), Henrique Gonçalves, desenvolveu uma ferramenta digital gratuita que reúne informações atualizadas sobre a Pandemia da Covid-19 (Coronavírus). Além dos números de casos confirmados, letalidade e situações de cura, a plataforma traz informações sobre como se prevenir e esclarece as dúvidas mais frequentes. Os dados utilizados são oficiais do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais.

De acordo com o jovem, a ideia surgiu a partir da necessidade de obter informação de qualidade sobre o vírus. “Vivemos em um mundo cheio de fake news tanto na política quanto nessa situação da pandemia e me questionei o que poderia fazer, enquanto desenvolvedor, para agregar valor nesse momento”, conta Henrique, que levou apenas três dias para concluir a aplicação.

A ideia original era desenvolver um App para smartphones, mas, segundo Henrique, o Google está bloqueando aplicativos sobre o Coronavírus em sua loja, Play Store. Daí o motivo da ferramenta estar funcionando melhor em desktop. Além do mapa com a situação de cada estado, o usuário tem acesso a reportagens dos principais portais de notícias do Brasil. 

Na plataforma também é possível encontrar links com vídeos de cerca de um minuto de duração produzidos pelo Ministério da Saúde com informações sobre como evitar a Covid-19. Henrique Gonçalves conta que, para criar a plataforma, utilizou a tecnologia Unity. “É uma ferramenta que a gente aprende a usar no curso de Jogos Digitais da Católica, no desenvolvimento de games e que pode ser usada em soluções como esta”, explica o desenvolvedor.

Clique aqui e acesse a ferramenta.

Fonte: Unicap