Papa Francisco reza pelo fim da pandemia de COVID-19


Em edição especial do Vídeo do Papa, Francisco pede para rezar pelos doentes e pelos que sofrem, ao mesmo tempo que agradece àqueles que, sem distinção de tradições religiosas ou convicções, rezam pelos infectados pelo coronavírus. O Santo Padre tem discursado com o objetivo de animar os fiéis e tranquilizá-los diante da pandemia de COVID-19. Sua voz solidária reza para que, mesmo longe, católicos e irmãos de outras religiões se sintam acolhidos, principalmente aqueles diretamente afetados pelo vírus.

Desde que surgiu, em dezembro de 2019, o COVID-19 propagou-se a 175 países e territórios, contagiou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, além de provocar, até o momento, mais de 18 mil mortes. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde declarou, no dia 11 de março, que a doença é considerada uma pandemia.

O Pontífice vive estes momentos difíceis para a Itália e o mundo com fé e oração. No terceiro domingo da Quaresma, rezou diante do ícone Salus Populi Romani, enfatizando sua proximidade aos que sofrem e implorando a proteção especial da Santíssima Virgem.

“Desejo estar próximo e rezar pelas pessoas doentes por causa do vírus que se difundiu na China. Que o Senhor acolha os mortos na sua paz, conforte as famílias e sustente o grande empenho da comunidade médica, já organizada para combater a epidemia”, disse Francisco.

Em outra oportunidade, o Papa mais uma vez se solidarizou com os doentes e com os profissionais que têm se dedicado a encontrar solução para minimizar os danos causados pelo vírus.

“Gostaria de expressar novamente minha proximidade aos enfermos infectados pelo coronavírus e os profissionais da saúde que os atendem, assim como as autoridades civis que participam na assistência e contenção do contágio”, disse o líder da Igreja Católica.

A proximidade de que tanto fala o Pontífice será idealizada por meio de dois encontros virtuais, programados para esta semana. O Pe. Frédéric Fornos, SJ, Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (inclui o MEJ – Movimento Eucarístico Juvenil), recordou que o Papa Francisco, além de rezar diariamente pelo fim da pandemia, convida, com este vídeo especial, as pessoas a mobilizarem-se “com a oração, a compaixão e a ternura”. Nessa quarta-feira (25), festa da Anunciação do Senhor, “todos os líderes das Igrejas, os responsáveis de todas as comunidades cristãs e todos os cristãos das diferentes confissões foram convocados a invocar o Altíssimo e Deus omnipotente”, e a rezarem o Pai-Nosso, às 12h, horário de Brasília.

No dia 27, às 14h no horário brasileiro, outro evento de oração e adoração do Santíssimo Sacramento, no qual ao fim dará “a bênção Urbi et Orbi”, com a “possibilidade de se ganhar a indulgência plenária”. O convite à oração pode ser seguido por meio da hashtag #PrayForTheWorld

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa