Unicap concede pela primeira vez título de Professor Emérito

A solenidade é concedida a professores que atingiram alto grau de projeção acadêmica

Pela primeira vez foi concedido o título de Professor Emérito a um professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Padre Jacques Trudel, conhecido por Pe. Jaime pela comunidade, recebeu a honraria, em um auditório da instituição, no dia 19 de fevereiro, com direito a presença do grupo MPB Unicap.

Estiveram presentes à mesa o reitor, padre Pedro Rubens, o pró-reitor administrativo, Márcio Waked; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Valdenice José Raimundo; o pró-reitor Comunitário, padre Lúcio Flávio e o pró-reitor de Graduação e Extensão, Degislando Nóbrega. O diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Danilo Vaz, também participou da solenidade.

O homenageado foi conduzido pelos professores do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Unicap Maria do Carmo Mota, Conceição Bizerra, Karl Heinz-Efken, Gilbraz Aragão, e pelo atual coordenador do curso de Teologia, Sergio Sezino; além de Maria Gorete Lopes Santana, que trabalha na secretaria do CTCH e colaborou com o padre Jaime durante o tempo em que ele foi coordenador do curso de Teologia.

Nascido no Canadá, chegou à capital pernambucana no final de 1973. No ano seguinte, passou a ensinar no Instituto Teológico do Recife (ITR) e, em 1975, tornou-se docente da Unicap, sendo o único doutor em Liturgia no Brasil neste período. Trudel deu uma contribuição histórica e teológica à Liturgia em Pernambuco. Passou 31 anos na paróquia da Mustardinha, zona oeste do Recife, onde inovou o ritual das missas utilizando elementos da cultura daquela comunidade. O jesuíta esteve à frente da Divisão de Ação Pastoral da Unicap durante anos e também atuou como ouvidor da Universidade. Foram mais de 45 anos dedicados à Católica, tendo sido o precursor do curso de Teologia.

Colega e amigo desde os tempos do CTCH, Degislando Nóbrega ficou responsável pelo discurso. Ele destacou que a concessão do título ocorre no período de comemoração dos 10 anos da parceria entre a Unicap, Arquidiocese de Olinda e Recife e dioceses da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na formação teológica e filosófica dos seminaristas, religiosos de diversas congregações, membros de institutos, leigos e leigas.

“Recordo-me que esta nova missão recebida pela Unicap motivou Padre Jaime a postergar o encerramento de sua atividade docente por mais oito anos. Certamente, tal decisão não lhe foi fácil. Mas, como poderia ficar de fora dessa empreitada o professor de Teologia cuja história se confunde com a própria história da área de teologia na Unicap e, por que não dizer, com a história da teologia no Recife, no Nordeste e no Brasil? Nosso ilustre homenageado respondeu com um firme sim ao novo desafio, retomando suas atividades docentes quando já lhe era direito desfrutar das outras oportunidades que a aposentadoria propicia. Mais uma vez, contribuiu com aulas de liturgia na graduação, com o mestrado em Teologia, brindando alunos e colegas com a estatura e brilho autêntico do seu magistério teológico”, relatou Degislando.

Na sequência, um dos momentos mais emocionantes foi quando o reitor e o diretor do CTCH entregaram a Padre Jaime, o diploma de Professor Emérito. O auditório o aplaudiu de pé. Ele agradeceu durante a aula magna que preparou especialmente para a ocasião.

Para saber mais, acesse: https://bit.ly/39S6ARr

Fonte: Unicap