Colégio São Francisco Xavier inaugura novos espaços


A entrega dos novos espaços do Colégio São Francisco Xavier (Sanfra), localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), aconteceu no início de fevereiro. O momento foi marcado com uma missa solene, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e que contou com a presença de membros da direção, corpo docente, colaboradores e jesuítas. Na ocasião foi apresentado um vídeo aos convidados sobre as atividades realizadas pelos Xaverianos para marcar a transição para as novas instalações.

Após o momento solene, os convidados puderam participar da cerimônia de inauguração dos novos espaços do SANFRA 2020 – Etapa 1. Na Sala Conceito, Dom Carlos Lema Garcia abençoou as instalações e os crucifixos do Cristo de Xavier, que protegerão as salas de aula. “A dinâmica de encontrar o olhar dos professores e o olhar da comunidade local pela primeira vez no prédio não tem preço. Então, o evento serviu também para isso, para caracterizar a abertura, com uma missa, uma celebração eucarística, presidida pelo Dom Carlos Lema Garcia e isso significar de fato a identidade do colégio, começar com a missa e terminar o evento com uma ação de graças”, disse o Irmão Marcos Epifanio, SJ, Diretor Geral do Sanfra.

A direção do Colégio homenageou também seus colaboradores e parceiros, que auxiliaram em todo o processo de mudança. Em seguida, o presidente da celebração, Dom Carlos Lema Garcia, o Padre Carlos Contieri, SJ, Superior do Núcleo Apostólico São Paulo/Sul de Minas da Província dos Jesuítas do Brasil, a Supervisora de Ensino Josmeire Lobo e o Irmão Marcos Epifanio, SJ, foram convidados para descerrarem a placa de inauguração dos novos espaços. Por fim, todos os convidados participaram de um coquetel de confraternização e puderam circular pelas novas áreas do Colégio.

Tempo de renovações

As reformas no Colégio São Francisco Xavier fazem parte da mudança e de um novo olhar para a educação da Companhia de Jesus por meio da Rede Jesuíta de Educação Básica.  Além do SANFRA, as 17 unidades da RJE no Brasil estão se empenhando para ressignificar o modo de levar o conhecimento para todos. Fazer com que a aprendizagem seja mais fluida, inovadora e que deixe o estudante no centro de todo o processo.

Segundo o Irmão Epifanio, ocupar o espaço será o principal desafio do Colégio neste momento. “Já havia sido um desafio fazer o Colégio funcionar com essa grande etapa de obras acontecendo. Minha alegria, agora, é ver que as esperanças estão em como vamos ocupar esses espaços, como vamos utilizá-los para o bem comum, para a civilidade e para a educação integral”.

Fonte: Comunicação SANFRA