Unicap inaugura polo universitário em João Pessoa (PB)

O evento contou com a presença do Provincial dos Jesuítas do Brasil, padre João Renato Eidt

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), por meio do Instituto Humanitas Paraíba (IHU-PB), deu mais um passo importante em sua expansão ao chegar em João Pessoa (PB). O novo polo universitário da Unicap foi apresentado, no dia 6 de fevereiro, a uma comitiva formada pela mesa diretora, gestores, professores e funcionários que foi até a capital paraibana conhecer as instalações. O evento contou também com as presenças do Provincial dos Jesuítas do Brasil, padre João Renato Eidt, e do vigário geral da Arquidiocese da Paraíba, padre Luiz Júnior.

“Nossa esperança é de que este novo momento cresça e que possamos continuar a ajudar a formação acadêmica, na formação humana e na formação cristã do nosso povo e, naturalmente, aprender como nós temos aprendido nesses últimos 40 anos”, disse o Provincial em tom de agradecimento ao povo paraibano “pela acolhida”. O prédio onde será o novo polo universitário serviu durante décadas para a formação dos jesuítas de todo o Brasil, na etapa conhecida como Juniorado.

Já o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, agradeceu o apoio da Província dos Jesuítas do Brasil e aos que trabalham na Universidade. Em seguida, mencionou os principais avanços institucionais conquistados pela Unicap graças ao Planejamento Estratégico e à nota máxima junto ao MEC. Por fim, o jesuíta destacou o “estilo Humanitas” do novo polo universitário. “Espero que a abertura deste novo espaço inspire a nossa comunidade acadêmica a interagir com novos atores mediante novas parcerias…que possamos transformar sonhos em projetos, e projetos em realizações”.

Na ocasião, foram assinados convênios com empresas da região e lançados quatro cursos de MBA: Digital Strategy, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos e Gestão de Negócios, oferecidos pela Católica Business School Paraíba. 

Além de MBAs, o Instituto Humanitas Paraíba/Unicap vai oferecer cursos de especialização Lato Sensu. Os primeiros serão voltados para a formação continuada de orientadores educacionais. 

Haverá também cursos de graduação à distância, bacharelados, licenciaturas, tecnológicos e especializações nas áreas das Ciências Humanas, Exatas e da Saúde. No caso da pós-graduação Lato Sensu, as opções de cursos serão nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. São cursos nas áreas de Direito, Audiovisual, Ciências Políticas, Engenharias Civil, Ambiental e de Produção, e nos campos da Espiritualidade, Gerontologia e Educação.

 “Vamos oferecer cursos a partir das demandas da sociedade local. Estamos conversando com setores da sociedade para perceber quais são essas demandas. Por exemplo, as especializações na área de Educação foram criadas a partir de demandas de grandes colégios católicos da região”, explicou o coordenador do comitê gestor de implantação do IHU-PB/Unicap, padre Plutarco Almeida. 

O novo polo universitário vai desenvolver, também, ações de Extensão como programas, projetos, eventos e prestação de serviços. Para isso, o IHU-PB/Unicap conta com uma infraestrutura formada por salas de aula, auditório/cineteatro, salas multiuso, espaço de conveniência e alimentação e hospedagem.

Fonte: Unicap