Unicap, Cáritas e MPF lançam documentário sobre a acolhida de migrantes

“Vindas e Vidas” relata drama vivido por refugiados e os desafios do acolhimento

A vida de refugiados e migrantes acolhidos em Pernambuco foi retratada em um documentário produzido em conjunto pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e pelo Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região.

Intitulado de “Vindas e Vidas”, o documentário relata o drama dos migrantes, a partir da história de quatro famílias venezuelanas que deixaram o seu país por conta da crise econômica e humanitária e entraram no Brasil pela fronteira com Roraima.

O objetivo da produção é explicar o que é ser migrante e refugiado, e os desafios do acolhimento e da integração dessas pessoas em seu local de destino, tanto para elas quanto para os que as recebem. A partir da narrativa dos personagens e autoridades, também é possível desmistificar alguns preconceitos em relação à população refugiada, combatendo a xenofobia.

A iniciativa vai ao encontro do posicionamento da Unicap, que, por meio do Instituto Humanitas, busca sempre realizar uma série de ações de acolhimento e integração de migrantes e refugiados que chegam à capital pernambucana, assumindo o seu papel de lutar contra as desigualdades sociais e contribuindo com a missão da universidade, que assume a cidade como seu Campus. 

O lançamento terá exibição única e está previsto para acontecer no dia 20 de janeiro, às 19h, no Cinema São Luiz, em Recife. Após a apresentação do filme, será realizado um debate sobre a produção do documentário e a situação dos refugiados no estado.  


Fonte: Unicap