Alunas do Diocesano são premiadas na Olimpíada Brasileira de Química Júnior

Participantes pela primeira vez são contempladas na competição nacional

As alunas Laura Rodrigues Oliveira e Júlia Maria Mendes Silva, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano, em Teresina (PI),  foram premiadas com a medalha de bronze e uma menção honrosa, respectivamente, na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJ).

A exemplo da Olimpíada Brasileira de Química, a OBQJ tem por objetivo descobrir jovens com aptidão para a disciplina e estimular a curiosidade científica de modo que esses alunos futuramente tornem-se profissionais da área.

Medalhista de bronze, Laura Rodrigues conta que o amor pela Química é recente, o encontro aconteceu neste período em que cursa o 9º ano. Ela ressalta que a conquista veio por meio de muito esforço e trabalho duro. “Me preparei com uma rotina de estudo frequente e por meio do Serviço de Monitoria ofertado no colégio. Também tive bastante ajuda da professora Socorro, das aulas regulares de Química”, disse Laura.

Júlia Maria Mendes, que recebeu menção honrosa, também teve o mesmo encontro com a disciplina. O desejo de ampliar o conhecimento a levou a participar da competição deste ano, já tendo em mente participações futuras. “Eu tenho o hábito de participar das olimpíadas pelas novas experiências e, como foi o primeiro ano que tivemos a disciplina, decidi fazer para aprender ainda mais”, afirmou.

A preparação no colégio para as Olimpíadas do Conhecimento ocorre tanto durante as aulas regulares, como no Serviço de Monitoria. Os alunos são estimulados a “pesquisarem e buscarem compreensão dessa ciência”, associando os fenômenos estudados com seu dia a dia, facilitando o aprendizado e despertando ainda mais o interesse. “As aulas para as olimpíadas têm um formato mais aprofundado, tendo o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a Química. Dessa forma, eles terão uma maior base para as olimpíadas disputadas no ensino médio”, afirmou Eduardo Henrique, professor de reforço e orientação.

Para o coordenador de Projetos Complementares, José Voste Júnior, o resultado obtido pelas alunas motivará cada vez mais os estudantes do Colégio Diocesano a participarem da competição.

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)