Estudantes do Colégio Antônio Vieira participam do planejamento do ano letivo 2020

Educadora destaca a importância do protagonismo estudantil nas práticas pedagógicas

O Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), reuniu educadores e estudantes no mês de novembro para, juntos, realizarem dinâmicas e importantes discussões sobre o Planejamento Acadêmico 2020. A iniciativa é inédita na instituição e surgiu devido ao convite do Projeto Educativo Comum (PEC), documento norteador das práticas pedagógicas na Rede Jesuíta de Educação Básica, que propõe que todas as unidades da RJE transformem-se de centros de ensino em centros de aprendizagem. Para que isso aconteça, a adoção de novas metodologias e o protagonismo estudantil são importantes pilares nesse processo. 

A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, contou que é preciso entender que o protagonismo estudantil vai muito além de deixar o aluno escolher qual atividade ele quer fazer. “É preciso dar espaço para que o estudante possa trazer para o seu centro de interesse as aprendizagens propostas, e ver no próprio currículo um espaço aberto de interlocução. Então, entendemos que trazer alguns alunos para esse momento do planejamento é fundamental”, destacou.

Temas como cidadania global, metodologias ativas e dinâmicas, realizadas pela  Nave à Vela, empresa que tem como proposta transformar a educação por meio do conceito “faça você mesmo”, marcaram a abertura do Planejamento Acadêmico 2020. “A presença de vários alunos em todas as etapas desse evento demonstrou o interesse do Colégio em ouvir as nossas ideias e opiniões sobre o que foi abordado. Isso também nos coloca em um papel de liderança e responsabilidade, pois estamos representando todos os nossos colegas”, disse o estudante Orlando Santos Filho.

Além das dinâmicas e palestras, o evento contou com uma importante troca de experiências entre os participantes. “O Planejamento precisa traduzir a missão do Colégio, que entende a educação como formação do sujeito. Durante esse processo de elaboração, nós buscamos refletir sobre o que faz sentido ser trabalhado no ano seguinte, sempre tendo como horizonte as nossas raízes e a nossa missão educativa”, concluiu a diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério.

Fonte: Colégio Antônio Vieira