Unisinos sediará evento inédito na América do Sul

Atividades na área de Geologia acontecerão em fevereiro de 2019

Em fevereiro de 2019, o itt Fossil (Instituto Tecnológico de Micropaleontologia da Unisinos) será palco de um importante debate sobre a área da Geologia. Na ocasião, será realizado um curso sobre paleoceanografia e micropaleontologia. As atividades acontecerão em duas semanas.

Essa será a primeira vez que um evento com esse enfoque acontecerá na América do Sul. Pesquisadores de universidades da região serão convidados a participar do curso que oferecerá até 30 vagas. As palestras ficarão por conta dos pesquisadores americanos David K. Watkins (University of Nebraska), Brian T. Huber (Smithsonian Institution) e Richard  D. Norris (University of California).

O Brasil faz parte do IODP (International Ocean Discovery Program), que desenvolve projetos em águas marinhas profundas, desde 2013. O itt Fossil lidera um dos nove projetos contemplados no edital de 2014. “Esse curso foi criado pela Unisinos e conta com o apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Além do Brasil, a China, o Japão, os Estados Unidos, o Canadá, a Europa, a Austrália e a Nova Zelândia fazem parte do IODP”, destaca Gerson Fauth, coordenador do Instituto Tecnológico de Micropaleontologia da Unisinos.

Durante o evento, está programada ainda uma viagem de campo até os cânions do Sul do Brasil. As atividades desse curso serão importantes para compreender a evolução oceanográfica do Atlântico Sul e para gerar futuros projetos de pesquisa.

 

Fonte: Unisinos (Porto Alegre/RS)