Colégio Diocesano representará o Piauí em Olimpíada de Geografia

Colégio ficou em 1º lugar na seletiva estadual

Entre as escolas privadas do Piauí, o Colégio Diocesano é o representante  do estado na fase nacional da IV Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A equipe G3 (jovens que aparecem sentados na foto) – composta pelos estudantes João Lucas Saldanha Alves da Silva, Rafael Freitas Rodrigues Aguiar e Tamires Vieira Alves, da 3ª série do Ensino Médio – conquistou o primeiro lugar na seletiva estadual da competição. Agora, o grupo disputará a fase nacional. Outras nove equipes do Diocesano participaram da OBG e conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze.

É a primeira vez que o Diocesano participa da OBG. “Esse resultado é fruto do trabalho do Departamento de Geografia desde as séries iniciais até o Ensino Médio, e também do esforço dos estudantes”, enfatizou o coordenador do Departamento de Geografia, professor Iolando Castro.

A Olimpíada é composta por quatro fases. As três primeiras são realizadas on-line e garantem a classificação de duas escolas de cada estado para a fase nacional, que será feita presencialmente na Universidade de Brasília (UnB), em outubro.

A preparação dos estudantes foi orientada por professores do Departamento de Geografia. “Disponibilizamos provas das edições anteriores e, logo que liberaram as provas on-line, orientamos os estudantes em relação às pesquisas”, explicou o professor orientador da equipe G3, Francisco José Ribeiro.

Podem participar da competição estudantes que cursem desde o 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O principal objetivo da competição é promover o estudo das Ciências da Terra e de Geografia, além de estimular a convivência entre alunos e professores e a prática de procedimentos científicos na solução de problemas.

“Essa conquista é mérito dos estudantes e professores, pelo esforço, competência e dedicação. É também uma oportunidade de nossos educandos demonstrarem suas potencialidades na disciplina de Geografia”, ressalta o coordenador de Projetos Complementares, José Voste Júnior.

Os medalhistas da fase nacional da OBG poderão compor a seleção que representará o Brasil na 16ª International Geography Olympiad 2019, em Hong Kong (China). “Acredito que iremos a Hong Kong. Nossos estudantes têm um enorme potencial”, avalia o professor José Francisco Ribeiro.

Confira no site do Diocesano todos os medalhistas na Olimpíada!

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)